Vitória após três décadas: atingidos pela UHE Samuel (RO) conquistam construção de ponte

Após idas e vindas, atingidos de Itapuã do Oeste, em Rondônia, conquistam construção de ponte que liga a cidade à zona rural

Foto: Diário da Amazônia

Quase três décadas depois de idas e vindas, a compensação social da hidrelétrica de Samuel saiu do papel no dia 3 deste mês. A conquista faz parte de uma dívida social histórica que o conjunto do estado brasileiro tem a partir da construção da usina com os atingidos de diversos municípios ao longo do rio Jamary.

A hidrelétrica de Samuel, localizada em Candeias do Jamari, começou a ser construída no início da década de 1980, e levou mais de 10 anos para ser concluída. Depois de pronta, os problemas sociais e ambientais gerados com o enchimento do seu reservatório só aumentaram e se agravaram, ao mesmo tempo em que o número de atingidos cresceu.

Os atingidos de Itapuã do Oeste lutam há mais de 31 anos por seus direitos, entre os principais impactos no município estão a elevação do lençol freático e encharcamento do solo, a luta gerou uma pauta extensa e negociação com a Eletronorte, processo que dura anos.

Em 2011, o MAB realizou uma grande assembleia dos atingidos reunindo aproximadamente 600 pessoas do município, onde reafirmou as pautas reivindicadas, apresentadas em três eixos, sendo:

– Plano de reestruturação e desenvolvimento dos municípios e comunidades da região atingida pela UHE de Samuel;

– Plano de reassentamento das famílias atingidas da região;

– Plano de fortalecimento da pesca e aquicultura familiar;

Após muita pressão, luta e persistência, o movimento garantiu em ata que a Eletronorte se comprometesse com a construção da ponte sobre o Rio Jamari que liga a cidade de Itapuã do Oeste à zona rural.

A ponte começou a ser construída ainda em 2002 e foi entregue em 2004, por meio de um convênio com a empresa. No entanto, faltava o aterro, providenciado pela prefeitura. Com o início do aterro, parte da ponte desabou e até poucos meses atrás, a obra ainda estava abandonada.

Um impasse judicial entre a Eletronorte e a empresa contratada para o serviço de atribuição da causa do desabamento impedia que a obra fosse retomada. Para sanar o problema, enquanto a ponte não saia, a Eletronorte contratou uma empresa para fazer a travessia de balsa, que saia a cada meia hora.

A obra, que ficou tanto tempo sem conclusão, era o símbolo da frustração de quem mora do outro lado do rio, nas estradas vicinais B-40 e T-120.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/10/2020 por Francisco Kelvim

Na pandemia, empresas pressionam licenciamento de novas hidrelétricas em Rondônia

Mesmo diante da gravidade da disseminação do coronavírus, empreiteiras querem forçar órgãos licenciadores a autorizarem audiências públicas para discussão de novas barragens na Amazônia

| Publicado 11/07/2022 por Fabio Bispo / Infoamazônia

A morte silenciosa do rio Madeira

Um dos rios mais importantes da Amazônia corre risco de colapso vítima da superexploração de seus recursos em hidrelétricas, garimpos, desmatamento e agropecuária

| Publicado 17/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Após pressão, estados aderem a benefícios nas tarifas de água e energia durante pandemia

População de baixa renda cadastrada em programas sociais não terá serviços cortados e vai receber isenção no pagamento, em alguns casos. Conquista do MAB com outras entidades surgiu com o objetivo de estimular quarentena