Na pandemia, empresas pressionam licenciamento de novas hidrelétricas em Rondônia

Mesmo diante da gravidade da disseminação do coronavírus, empreiteiras querem forçar órgãos licenciadores a autorizarem audiências públicas para discussão de novas barragens na Amazônia

Foto: Reprodução

A partir dos anos 2000, com onda de retomada de grandes hidrelétricas na Amazônia, novos projetos de barragens foram desengavetados em Rondônia a partir dos precedentes jurídicos e administrativos criados com o processo de licenciamento das obras.

Após a construção de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira, dois novos projetos de hidrelétricas voltaram a ser discutidos, Tabajara no rio Machado e Ribeirão no rio Mamoré.

Mesmo diante da estagnação econômica, agravada pela pandemia, e a sobra de energia na rede causada principalmente pela queda na produção industrial, o governo federal acredita que a retomada dos projetos de energia e o leilão da exploração mineral, previsto ainda para esse ano, podem gerar retorno financeiro no curto prazo.

Tabajara

O projeto surgiu ainda na década de 80, durante a ditadura militar, porém enfrentou muita resistência, de ribeirinhos, pequenos agricultores, povos indígenas Arara e Gavião ameaçados pela construção, motivo pelo qual a Eletronorte e o governo desistiram do projeto.

Desengavetado em 2005, os estudos só retomaram em 2010, após a Medida Provisória nº 542, que reduziu unidades de conservação que seriam impactadas por hidrelétricas na Amazônia. Em 2013, seu Termo de Referência do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) foi aprovado sem a participação das populações ameaçadas e no governo Temer foi incluída no Programa de Parcerias em Investimentos (PPI) do governo federal.

Entre as empresas envolvidas nos estudos estão a Eletronorte, Construtora Queiroz Galvão, Furnas, Enel Brasil, PCE Projetos e Consultorias e JGP Consultoria e Participações.

O consórcio apresentou esse ano a solicitação de Licença Prévia ao IBAMA e solicitou a autorização para a realização das audiências publicas, em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente, que sob a presidência do Ministro do Meio ambiente Ricardo Salles, passou a permitir audiências públicas de forma remota para licenciamentos ambientais. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) recomendaram ao IBAMA que não faça audiências presenciais ou mesmo remotas com a população.

Ribeirão

A hidrelétrica é parte do complexo hidrelétrico do rio Madeira, que inclui quatro hidrelétricas, Jirau e Santo Antônio já construídas e Ribeirão e Cachuela Esperanza, em fase de estudos.

Em 2012 o projeto foi incluído no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, entretanto no mesmo ano foi vetado pelo governo federal, pois não estava no Plano Decenal de Energia e no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Após varias pressões dos governos boliviano e brasileiro, em 2017 os estudos de viabilidade foram financiados pelo CAF (Banco de Financiamento da América Latina), a empresa Worley Parsons junto a Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE) e Eletrobrás iniciaram os estudos em maio de 2018, com expectativa inicial de término em um ano e seis meses e apresentação em 2020.

Agora, em fase de conclusão as empresas pressionam e criam expectativa para apresentação dos estudos nas localidades e cidades ameaçadas.

Para o MAB, enquanto durar a pandemia, não pode haver qualquer tipo de consulta pública sobre os projetos, seja de forma virtual ou presencial, para evitar que vidas sejam colocadas em risco e o direito a uma informação tão valiosa sobre os rumos das vidas dos moradores afetados seja prejudicado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/07/2022 por Fabio Bispo / Infoamazônia

A morte silenciosa do rio Madeira

Um dos rios mais importantes da Amazônia corre risco de colapso vítima da superexploração de seus recursos em hidrelétricas, garimpos, desmatamento e agropecuária

| Publicado 30/07/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Carta aberta aos presidentes da Bolívia e do Brasil: Enfrentar a devastação da Amazônia é parar projetos que destróem territórios e a vida

Diante da iminência da apresentação dos Estudos de inventário hidrelétrico no rio Madeira no próximo 8 de agosto que pode indicar novos trechos de barramento na bacia, organizações protestam

| Publicado 11/09/2020 por Juliana Pesqueira do Projeta Amazônia

No MT, Sinop Energia dificulta acesso aos direitos dos atingidos pela barragem

O consórcio empresarial de Sinop não reconhece o valor das indenizações definidas em perícia judicial e os atingidos revelam dificuldades para restabelecer suas vidas