Conquista dos atingidos de Quati/BA vem da organização e da participação na luta

Até o momento poucas reivindicações foram cumpridas pelos órgãos que competem essas obrigações

Desde o rompimento da barragem do Quati, em julho de 2019, que atingiu inúmeras famílias nos municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá na Bahia, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB tem feito um esforço muito grande para ajudar a organizar e fazer com que os direitos das atingidas e atingidos sejam garantidos.

Até o momento poucas reivindicações foram cumpridas pelos órgãos que competem essas obrigações, mas de forma lenta alguns pontos reivindicados pelos/as atingidos/as junto ao Ministério Público vêm sendo realizadas, sobretudo, a partir dos desdobramentos da audiência pública com a presença da Comissão Nacional de Direitos Humanos – CNDH, realizados após o rompimento da barragem.

Nas últimas semanas a prefeitura de Pedro Alexandre realizou o esvaziamento do açude próximo a cidade que colocava em risco a vida de várias famílias que ja tinham sido atingidas pelas cheias  das barragens, levando mais tranquilidade para a população. Além disso, o trecho de acesso ao açude e as Ruas do Alto e do Açude foram revitalizadas, se interligando e trazendo melhor qualidade de vida para os moradores, com segurança aos veículos e pessoas que utilizam o acesso diariamente.

“Essa conquista através da organização com o MAB nos dá força e nos encoraja pra luta por dias melhores. Em meio a tudo que aconteceu, o Movimento surgiu como esperança e sou muito grata por fazer parte” afirmou Luciana Nunes, atingida de Pedro Alexandre.

Segundo moradores do município, a prefeitura ainda colocará um bueiro para melhorará ainda mais o acesso e facilitar em época de chuva. Reafirmamos que todas as conquistas surgem a partir da participação, da organização e da luta das famílias.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/07/2020 por Mariah / Coletivo de Comunicação MAB

Atingidos reconstroem acampamento destruído pelo ciclone bomba em SC

Evento meteorológico trouxe estragos e causou 13 mortes na região Sul

| Publicado 17/11/2020 por Brasil de Fato - MG

Cerca de mil atingidos protestam em BH contra acordo barato entre governo e Vale

Audiência acontece nesta terça (17) no TJMG. Vítimas, que continuam excluídas de participação, manifestam-se no tribunal

| Publicado 03/12/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Atingidos lançam Jornada de Lutas para marcar dois anos do crime da Vale em Brumadinho

Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB organiza a “Jornada de Lutas: 2 anos do crime da Vale em Brumadinho – Justiça só com luta e organização” para marcar data de um dos maiores crimes socioambientais do mundo