Governo do Ceará é exemplo nacional em medidas populares no combate à crise do coronavírus

Governo tem adotado diversas medidas que beneficiam as famílias mais vulneráveis do estado A crise do coronavírus, em nível mundial, vem despertando incontáveis iniciativas de governos nacionais, estaduais e municipais […]

Governo tem adotado diversas medidas que beneficiam as famílias mais vulneráveis do estado

A crise do coronavírus, em nível mundial, vem despertando incontáveis iniciativas de governos nacionais, estaduais e municipais ao redor do mundo. No Brasil, se vive um desafio considerável para os mais pobres, tendo em vista a omissão e a irresponsabilidade do Governo Federal, representado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, que minimiza a seriedade do momento.

Em meio a essa conjuntura, são os governadores dos estados que têm assumido a vanguarda na implementação de ações que protejam a população do ponto de vista sanitário, e mesmo, do ponto de vista econômico. Essas medidas, por parte dos poderes executivos dos estados, estão ocorrendo, com especial atenção, no nordeste brasileiro.

O caso do estado do Ceará têm se tornado um exemplo nacional. Em meio a um conjunto de ações já implantadas desde o dia 13 de março, ontem (31/03), o governador Camilo Santana, anunciou que o estado cearense assumirá o pagamento das contas de luz das famílias baixa renda que possuam consumo básico de até 100kwh/mês, mostrando, a nível nacional, o comprometimento do governo com seu povo, em especial, com as famílias mais pobres.

Antes de anunciar esta medida, o governo já havia implantado outras diversas ações em benefício da população mais vulnerável. Pode-se citar, em especial, a isenção completa na conta de água das famílias de baixa renda com consumo básico de até 10m³ por mês, beneficiando mais de 338 mil famílias por três meses. Também se destaca a antecipação da ajuda social fornecida pelo Cartão Mais Infância, projeto do estado que beneficiam mais de 50 mil famílias.

O Governo também tem destinado bastante atenção para a sobrevivência dos negócios e a manutenção dos empregos no Ceará, sem, no entanto, titubear na seriedade e rigorosidade com as medidas de proteção, não abrindo mão da necessidade do isolamento social. Para garantir o distanciamento social, o Governo também decidiu estabelecer e prorrogar o decreto estadual que determina que estabelecimentos de atividades comerciais não essenciais continuem fechados para o público, assim como restrições no deslocamento municipal e intermunicipal.

As iniciativas do Governo Estadual também são reconhecidas pelas organizações e movimentos sociais atuantes no estado. Segundo nota da Frente Brasil Popular do Ceará “a postura do governador Camilo Santana demonstra a centralidade da atuação do Estado para a melhoria de vida das famílias, sobretudo as famílias mais vulneráveis.” Ainda em nota, a Frente destaca que a medida anunciada ontem (31/03), demonstra também que “é o Estado, mais uma vez, que está assumindo a vanguarda deste processo, enquanto a Enel (antiga Coelce) não deixa de obter altas taxas de lucratividade”. Para a Frente, “esta experiência demonstra para os cearenses e brasileiros a importância de setores estratégicos, como água e energia, serem comandados por empresas públicas, pois a privatização significa colocar o lucro antes da vida e dos direitos”.

A Frente Brasil Popular, assim como diversos movimentos, em especial, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) já vinha reivindicando desde o último dia 23 que o governo cearense apresentasse soluções no tocante as questões de água, energia e gás de cozinha para as famílias mais pobres do estado. 

Para José Josivaldo, da coordenação do MAB, as medidas mostram a disposição e vontade política do governo cearense de se priorizar os trabalhadores e trabalhadoras, sendo essa a principal diferença entre governo estadual e governo federal, hoje, no Brasil. 

“As dificuldades apresentadas pelo presidente da república em apontar caminhos e soluções, é simplesmente pelo fato de que o governo federal busca priorizar as grandes empresas, o capital financeiro e a burguesia brasileira, em detrimento dos mais pobres. O Governo do Ceará tem mostrado que quando se quer fazer, existem os caminhos e saídas”, conclui Josivaldo. 

As medidas anunciadas pelo estado cearense também colocam em cheque justificativas colocadas por órgãos federais, que vem apresentando postura omissa no tocante a garantia de condições básicas de vida para a população brasileira nesse período de crise. É o caso da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que em resposta às reivindicações populares de se obrigar as empresas distribuidoras de energia do país a isentar a conta de luz das famílias de baixa renda durante o período de quarentena, afirmou não haver caminhos para essa proposição, justificando-se em dificuldades legais.

Segundo Roberto Oliveira, da coordenação nacional do MAB, “as iniciativas do governo do Ceará são de extrema importância, em especial essas que envolvem a água e a energia”. Roberto argumenta ainda que “a água e a energia são indispensáveis para a população viver com mais dignidade e nesse período de crise, em que a recomendação é que as famílias fiquem em casa, se torna um direito ainda mais necessário”. “Garantir a isenção dessas tarifas para os mais pobres é central para que as famílias sobrevivam por esse período de forma menos sofrida”, conclui Roberto.

Nas últimas semanas, o MAB publicou uma nota na qual defende uma série de medidas em relação aos serviços de fornecimento de água, energia e gás para minimizar os impactos econômicos da crise do COVID-19 para as populações mais pobres. As propostas tratam-se de temas como a isenção do pagamento das tarifas desses serviços, assim como fornecimento de gás e água de forma gratuita para as famílias mais carentes, entre outros. Você pode conferir todas as propostas no link, a seguir: http://www.mabnacional.org.br/noticia/mab-hora-colocar-vida-acima-do-lucro

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/03/2020

Aneel “tira o corpo fora” em ajudar consumidores pobres durante a crise do COVID-19

Para o MAB, a Aneel vem sendo omissa às necessidades do povo trabalhador, inclusive em um momento de emergência global em que diversos governos do mundo vem adotando medidas para garantir os serviços básicos à população sem custos