Em plena pandemia, mineradoras arriscam a vida de milhares de trabalhadores

Foto: Agência Estado MAB denuncia as mineradoras que colocam em risco a vida dos operários e seus familiares e defende que recursos do Cfem sejam aplicados em benefício do povo. […]

Foto: Agência Estado

MAB denuncia as mineradoras que colocam em risco a vida dos operários e seus familiares e defende que recursos do Cfem sejam aplicados em benefício do povo.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem a público repudiar a irresponsabilidade e desumanidade das mineradoras, que continuam suas atividades em meio à crise mundial do Coronavírus, colocando em risco a saúde dos trabalhadores, de seus familiares e da sociedade em geral.

Em Congonhas, cidade da região central de Minas Gerais, enquanto as autoridades da saúde e outras do mundo inteiro indicam o isolamento social como fator prioritário na busca para amenizar essa grave crise, as mineradoras Vale e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) continuam aglomerando seus funcionários, seja nos ônibus ou nos ambientes de trabalho.

Lembramos também que a costumeira falta de diálogo das mineradoras e a negação de direitos elementares aos atingidos agravam o impacto negativo da pandemia. Entre os casos mais sérios, está a Creche Dom Luciano. Ela funcionava no Bairro Residencial, foi fechada em fevereiro de 2019 por causa da insegurança da barragem Casa de Pedra, da CSN, e até hoje não voltou a funcionar.

Em Mariana e Ouro Preto, a Vale, a Samarco e suas terceirizadas continuam com suas atividades. Elas alegam que algumas ações foram reduzidas e o número de trabalhadores na ativa também, mas o que se vê nas cidades e no distrito de Antônio Pereira são trabalhadores se aglomerando em ponto de ônibus, entrando em ônibus cheios para ir trabalhar, se alimentando em locais com grande aglomeração e voltando para suas casas com medo de transmitir os vírus para seus parentes e para pessoas da comunidade.

Os canais presenciais de atendimento da Vale com a comunidade de Antônio Pereira, ameaçada pelo risco de rompimento da barragem de Doutor, foram suspensos, mas isso só não basta. As mesmas situações ocorrem em Itabira, Barão de Cocais e outras cidades.

É urgente que as mineradoras sejam pressionadas a compreender a situação que Minas Gerais, o Brasil e o mundo vivem e coloquem a vida acima do lucro, paralisando totalmente suas atividades e mantendo o emprego, bem como salários e benefícios de todos os trabalhadores, diretos e terceirizados.

É ainda muito importante denunciar que a Vale demitiu trabalhadores já no início da pandemia, na malha ferroviária em Minas Gerais e no Espírito Santo. Não é possível que a Vale, aproveitando desse momento de grave crise internacional de saúde pública, exponha seus trabalhadores ao desemprego e ao desamparo.

O Movimento questiona, ainda, a timidez ineficaz dos gestores municipais, que se contentam em pedir informações às empresas sobre transporte e utilização comunitária dos ambientes, como restaurante, setor de trabalho, vestiário e etc. A gravidade do momento não comporta essas formalidades. É preciso que se exija a paralização imediata.

Por fim, o Movimento entende que é hora da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM ser usado em ações emergenciais a serviço do povo. Somente em Congonhas foram R$284 milhões em 2019, o primeiro município em arrecadação de ‘royalties da mineração’ do Estado de Minas Gerais e o terceiro de todo o Brasil.

Basta de crimes contra a humanidade! Os rompimentos das barragens da Vale e da Samarco em Mariana e Brumadinho já colocaram às regiões atingidas em situações que dificultam que os atingidos tomem ações de prevenção em relação ao Coronavírus. As pessoas perderam suas fontes de renda e suas condições de acesso à água de qualidade nos municípios ao longo da bacia do Rio Doce e da bacia do Rio Paraopeba. 

Nesse momento de pandemia esses dois direitos básicos ainda não garantidos aos atingidos impedem que eles possam lavar as mãos e ter uma renda para manter a si e a suas famílias nesse momento de crise.

Que a sede de lucro nesta pandemia não seja uma nova barragem a romper-se sobre a vida de milhares de pessoas resultado da postura reincidente e criminosa que já destruiu a vida de tantas pessoas. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/03/2020

MAB denuncia que medidas anunciadas pela Aneel são insuficientes para enfrentar a crise

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última terça-feira (24) a suspensão dos cortes de energia motivados por falta de pagamento das contas durante o período de 90 dias, no contexto da crise sanitária do COVID-19. Tais medidas são consideradas insuficientes pelo Movimento de Atingidos por Barragens – MAB, que já havia publicado documento no último dia 23, no qual defendia uma série de ações para mitigar os efeitos econômicos provocados pela crise aos mais pobres