Após Jornada de Lutas, MAB reúne-se com governador do Pará

Após a Jornada de Lutas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi recebido pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, nessa sexta-feira (13/03). A reunião aconteceu no Palácio […]

Após a Jornada de Lutas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi recebido pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, nessa sexta-feira (13/03). A reunião aconteceu no Palácio do Governo, em Belém (PA).

O principal encaminhamento da reunião foi o estabelecimento de uma mesa permanente de negociações entre o governo e o Movimento para o atendimento da pauta dos atingidos do estado. O formato da mesa e os órgãos participantes serão definidos em reunião com a Casa Civil.

O Movimento apresentou sua demanda pela aprovação de uma política estadual de direitos para os atingidos por barragens, segurança para as regiões atingidas e a proposta de utilizar recursos das compensações hídricas e minerárias (CFURH e CFEM) para a criação de um fundo para resolução dos problemas estruturais causados pelas grandes obras.

Também constavam na pauta projetos para produção agroecológica, geração de emprego e renda, educação e cultura, além de regularização fundiária, em especial de duas comunidades organizadas no MAB: o Landir, em São João do Araguaia, e o Novo Horizonte, em Brasil Novo. Quanto à primeira, o governador afirmou que já foi solicitado o cancelamento de matrícula. A maioria dos pontos ficou para ser aprofundada a forma de proceder na mesa de negociação.

“A reunião foi muito positiva para a organização do Movimento no Estado, pois marca o início do processo de diálogo com o governo e sinaliza a responsabilidade com o atendimento da pauta dos atingidos”, afirmou Iury Paulino, da coordenação do MAB.

Atingidos por barragens marcham em Belém durante Jornada de Lutas (12/03/2020). FOTO: Carol Ferraz/Amigos da Terra Brasil

Da equipe do governo, além do governador, participaram: o chefe de gabinete Chicão, José Mauro O’ de Almeida (secretário de meio ambiente e sustentabilidade – SEMAS), Rodolfo Zahluth (secretário adjunto de meio ambiente), Inocêncio Renato Gasparim (secretário de assistência social, trabalho, emprego e renda  – SEASTER), Bruno Kono (presidente do Iterpa), entre outros.

A Jornada de Lutas aconteceu entre os dias 11 e 13/03 em Belém e reuniu centenas de lideranças de comunidades atingidas de 16 municípios do Pará. A ação foi marcada por marchas, seminário, ocupação e denúncias sobre o preço da energia e os ataques à Amazônia. As atividades são parte da Jornada Nacional de Lutas do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 16/03/2020

Artigo: ser mulher atingida é obrigatoriedade de reinventar-se cotidianamente

Como dizer o que não encontra palavras? Nos carece no mais alto dicionário uma descrição precisa das imagens de 5 de novembro de 2015. E para os que tiveram olhos atentos, ver a história se repetir em tragédia no dia 25 de janeiro de 2019. Os rompimentos são a interrupção de dezenas de vidas que viraram centenas e serão milhares.