Jornada de lutas do dia 14 marcou a resistência dos atingidos do Vale do Jequitinhonha-MG

A cidade de Salto da Divisa localizada no Baixo Jequitinhonha, em Minas Gerais, realizou, durante a última semana, romaria que retratou e debateu a realidade vivida pelas famílias atingidas da […]

A cidade de Salto da Divisa localizada no Baixo Jequitinhonha, em Minas Gerais, realizou, durante a última semana, romaria que retratou e debateu a realidade vivida pelas famílias atingidas da região. 

Com a contribuição do Movimento dos Atingidos por Barragens, a atividade teve inicio na segunda-feira (9) com o tema “Violação contra as mulheres: mulheres atingidas vem sofrendo com o processo de construção das hidrelétricas” denunciando os abusos e as violações contra os direitos das mulheres. Na terça (10) a programação continuou com o debate sobre “Água e Mineração no Estado de Minas e na Região do Vale do Jequitinhonha” e, no sábado (14) ela terminou com a presença de mais de 150 atingidos reivindicando a violação dos direitos na construção da Hidrelétrica de Itapebi, da Neoenergia. No dia 14 houve também uma marcha pela cidade que pautava a exploração predatória da mineração da empresa Nacional Grafite.

Os atos foram uma parceria entre o MAB, CPT – Comissão da Pastoral da Terra, MST, Diocese de Almenara e o mandato do Deputado Federal Padre João, que afirmou protocolar uma denúncia contra as empresas no Conselho Nacional Direitos Humanos. 

Audiências Públicas


Durante o mês de março e abril, a região do Vale do Jequitinhonha irá sediar audiências públicas para debater o preço da luz e da tarifa social. Parte da campanha nacional do MAB, O Preço da Luz é um Roubo, as audiências farão parte de uma programação de conscientização e educação sobre energia para cada município. 

A primeira audiência aconteceu ontem (16) na cidade de Taioberas, com o debate sobre o atual corte na conta energia que retira o subsídio da tarifa social e as consequências dela para as comunidades.  

Com organização do MAB e o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Indaiabira e Taiobeiras, da EFA-Nova Esperança e do professor Levon Nascimento, estiveram presentes também lideranças de Taioberas e Indaiabira e o assessor da Deputada Leninha, Nilson José, que destacou a importância da luta em defesa da CEMIG, alvo da privatização, e a importância da agricultura familiar.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 16/03/2020

Artigo: ser mulher atingida é obrigatoriedade de reinventar-se cotidianamente

Como dizer o que não encontra palavras? Nos carece no mais alto dicionário uma descrição precisa das imagens de 5 de novembro de 2015. E para os que tiveram olhos atentos, ver a história se repetir em tragédia no dia 25 de janeiro de 2019. Os rompimentos são a interrupção de dezenas de vidas que viraram centenas e serão milhares.