Em Brasília, mulheres atingidas por barragens fazem exposição de Arpilleras no Congresso Nacional

As “arpilleras” são uma técnica de contação de histórias a partir da arte do bordado. Foi inventada pelas mulheres chilenas para contar as histórias de dor e luta durante o […]

As “arpilleras” são uma técnica de contação de histórias a partir da arte do bordado. Foi inventada pelas mulheres chilenas para contar as histórias de dor e luta durante o período da ditadura militar no Chile.

No Brasil, o Movimento de Atingidos por Barragens – MAB – vem fazendo um trabalho de formação de mulheres e produção de arpilleras para contar suas histórias de luta e fazer a denúncia sobre a violação dos seus direitos. Somente em Minas Gerais, mais de 600 mulheres estão envolvidas no processo de criação das arpilleras, e mais de 50 peças já foram produzidas no estado.

A mostra “Arpilleras bordando a resistência”tem por objetivo denunciar o crime das empresas mineradoras Samarco, BHP Billitton e Vale, a partir do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana e do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, que atingiu a extensão das bacias do Rio Doce e do Rio Paraopeba, chegando ao São Francisco.

Nessa edição, a mostra apresenta 15 peças do acervo do MAB, trazendo de maneira artística, criativa e contundente, os testemunhos das violações sofridas. A mostra é inaugurada no dia 9 de março, um dia após a celebração do Dia Internacional das Mulheres, e segue até o dia 20 de março, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, em Brasília – DF.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro