Em São Paulo, atingidos solicitam audiência com subprefeita de Perus sobre plano de segurança de barragens

Moradores de Perus, na zona norte paulistana, atingidos por barragens protocolaram, na última terça-feira (3), na Subprefeitura, um oficio com pedido de uma audiência com a subprefeita para tratar sobre esclarecimentos […]

Moradores de Perus, na zona norte paulistana, atingidos por barragens protocolaram, na última terça-feira (3), na Subprefeitura, um oficio com pedido de uma audiência com a subprefeita para tratar sobre esclarecimentos em relação ao Plano de Segurança das Barragens (PSB) e ao Plano de Ação Emergencial (PAE), que a população, por direito, deve ter acesso e participação plena na implantação.  

Segundo o documento enviado ao órgão da prefeitura, os atingidos relatam querer uma posição: “sobre as preocupações em relação às barragens de Juruaçu e de Clarificação, existentes na região, e a situação na qual se encontra a elaboração e a efetivação do Plano de Ação Emergencial (PAE) das respectivas barragens”. 

Os Planos de Segurança das Barragens e de Ação Emergencial são previstos na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010), pois são necessários para garantia mínima de segurança e informação da população que circula e mora próximo aos projetos de barragens. 

Já se passaram 10 anos desde a elaboração da lei e até hoje a população de Perus não teve acesso ao plano de ação emergencial. Entre os itens previstos no plano de ação emergencial, estão: a necessidade de instalação de sirenes, a definição da área de risco, identificação da população que poderá ser afetada, sinalização explícita em todo o território que pode ser atingido, caso ocorra o rompimento das barragens, além de rotas de fugas, uma definição de um ponto de encontro em área segura, um plano de comunicação, audiências publicas para apresentação do plano e treinamento da população por meio de simulação de rompimento de barragens.  

Em fevereiro, as barragens de Perus foram tema de reunião na Subprefeitura de Perus, com a presença da subprefeita Luciana Torrales Ferreira, e também com o coordenador geral da Defesa Civil, Coronel Edernald Arrison, além de integrantes de movimentos sociais e moradores da região. Nesta reunião os responsáveis pelo PAE se comprometeram em construí-lo e apresentar à população ainda no primeiro semestre de 2019, porém, em 2020, a população desconhece a existência do plano.  

As barragens existentes em Perus são a Juruaçu que pertence à empresa Embu S.A Engenharia e Comércio e a Clarificação que é da empresa Territorial São Paulo. A barragem da Pedreira Juruaçu tem um reservatório de 192 mil m2, com uma capacidade de armazenamento de rejeitos de 3,1 milhões de metros cúbicos e 45 metros de altura. Ela recebe rejeitos da produção de brita. A barragem de Clarificação da empresa Territorial possui 25 m de altura, com uma extensão aproximada de 160 metros, e capacidade de reservatório aproximada de 66 mil metros cúbicos. O material depositado no reservatório é proveniente da retirada de material das rochas para a produção de areia para a construção civil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro