Atingidas em luta pelos direitos das mulheres no Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo, MG

Coletivo de mulheres do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo dão mais um passo na união das atingidas Aconteceu no último final de semana (29 a 01), a Formação do […]

Coletivo de mulheres do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo dão mais um passo na união das atingidas

Aconteceu no último final de semana (29 a 01), a Formação do Coletivo de Mulheres do MAB da região do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo, em Minas Gerais. A formação que contou com a presença de 20 mulheres, tratou de temas sobre o patriarcado e a divisão sexual do trabalho, pautando a maioria dos debates.

Além das rodas de conversa, as atingidas também confeccionaram cartazes e poemas sobre os direitos das mulheres, usando a arte como forma de expressar a vivência oprimida e padronizada, imposta socialmente. A noite as mulheres receberam a visita da terapeuta holística Nany Márcia, com uma roda de conversa sobre autocuidado.

Marcando o início do mês de luta das mulheres e das atingidas, a Formação do Coletivo lembrou  os dias de construção das mulheres trabalhadoras ao longo de março, como o 8 de março, dia Internacional da Mulher; 14 de março, dia Internacional de Luta dos Atingidos e Atingidas, Pelos Rios, Pela Água e Pela Vida, e também de luta pela morte da vereadora Marielle Franco; e 18 de março, dia do Ato Nacional dos Servidores Públicos e de toda a classe trabalhadora do Brasil.

Durante o mês, haverá também uma mostra do filme Arpilleiras, apresentando a realidade que as mulheres vivem com arte e resistência, e audiências públicas que serão realizadas na região, contra o corte do subsídio rural nos municípios do Rio Pardo e Vale do Jequitinhonha.

Mulheres, águas e energia não são mercadorias! Viva a luta das mulheres atingidas!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro