MAB retoma campanha “o preço da luz é um roubo”

Com tarifas que só aumentam a cada dia, a população brasileira não suporta mais pagar injustamente contas tão altas de energia elétrica. Por conta disso, o Movimento dos Atingidos por […]

Com tarifas que só aumentam a cada dia, a população brasileira não suporta mais pagar injustamente contas tão altas de energia elétrica.

Por conta disso, o Movimento dos Atingidos por Barragens retoma, em todo o território nacional, a luta para denunciar que: o preço da luz é um roubo.

O objetivo da campanha é alertar e também combater novos aumentos aos consumidores residenciais. 

O governo Bolsonaro está com um projeto para privatizar a Eletrobras e, com isso, permitir que as 48 hidrelétricas revejam os preços e passem a cobrar ainda mais caro. 

Atualmente, dezenas dessas usinas vendem energia por R$ 50/1.000 kWh. Após a privatização, o governo vai liberar para que seja cobrado o chamado “preço de mercado”, na faixa de R$ 250/1.000 kWh. Este aumento será repassado para as contas de luz da população.

Aos agricultores, o fim dos subsídios causará aumentos acima de 40% nos próximos cinco anos. O governo já autorizou o aumento da tarifa de energia elétrica a todos os 4,5 milhões de consumidores rurais. A medida entrou em vigor em janeiro do ano passado. Com isso, a população rural será obrigada a pagar o mesmo patamar de tarifa dos consumidores urbanos.

Antes da mudança, uma família no campo pagava em média 60% em comparação à tarifa urbana. Com a retirada total do subsídio, haverá impacto também no aumento do preço dos alimentos ao povo da cidade.

Outra ação que está na mira do governo e das empresas de energia é o encerramento da Tarifa Social de Energia Elétrica para os consumidores de baixa renda. Se isso ocorrer, cerca de 9 milhões de famílias em todo território serão afetadas.

É diante do grande impacto no bolso da população, para lutar contra esses abusos e não deixar que a conta de luz aumente ainda mais, que MAB retoma a campanha nacional “O preço da luz é um roubo”. 

O movimento está debatendo e coletando autodeclarações contrárias aos aumentos e retiradas de subsídios, e organizando mobilizações conjuntas em todos estados. Fique por dentro!

 

ÁGUA E ENERGIA NÃO SÃO MERCADORIAS!

 

Movimento dos Atingidos por Barragens

Março, 2020

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro