MAB distribui mil mudas na região do Xingu (PA)
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está distribuindo mil mudas de árvores nativas e frutíferas na região do Xingu (PA) nessa sexta-feira (20), uma das regiões mais atingidas pelo […]
Publicado 20/09/2019
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está distribuindo mil mudas de árvores nativas e frutíferas na região do Xingu (PA) nessa sexta-feira (20), uma das regiões mais atingidas pelo aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia. A ação faz parte do lançamento da campanha Plantando Vida, pela qual o Movimento se compromete a plantar 15 mil mudas no estado do Pará, e faz parte da Greve Mundial pelo Clima.
O Movimento conta com a parceria do IDEFLOR. Na manhã desta sexta-feira (20), integrantes do MAB coletaram as plantas no viveiro da entidade e distribuíram 500 mudas para famílias das comunidades Carlos Pena Filho (Brasil Novo) e Pioneira (Altamira), na Transamazônica.
Na parte da tarde, serão distribuídas 400 mudas no reassentamento urbano coletivo Jatobá, em Altamira, e 100 na ocupação Nova Vitoria, em Vitória do Xingu. Tem açaí, goiaba, jambo, tamarindo e cupuaçu.
Como parte das atividades, o MAB também está realizando palestras na escola de ensino médio do Jatobá, conversando com os estudantes sobre a importância de organizar a comunidade para lutar por direitos e cuidar dos bens comuns. Os alunos do turno da tarde vão acompanhar a distribuição de mudas e plantar árvores em frente às casas de algumas famílias do bairro.
Através dessa ação, os atingidos por barragens reafirmam, de maneira simbólica, seu compromisso com a defesa da Amazônia, afirma Edizângela Barros, atingida pela hidrelétrica de Belo Monte. Ela explica que a campanha Plantando Vida vai continuar pelos próximos dias e que a meta é plantar pelo menos 5 mil árvores na região.