MAB distribui mil mudas na região do Xingu (PA)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está distribuindo mil mudas de árvores nativas e frutíferas na região do Xingu (PA) nessa sexta-feira (20), uma das regiões mais atingidas pelo […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está distribuindo mil mudas de árvores nativas e frutíferas na região do Xingu (PA) nessa sexta-feira (20), uma das regiões mais atingidas pelo aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia. A ação faz parte do lançamento da campanha Plantando Vida, pela qual o Movimento se compromete a plantar 15 mil mudas no estado do Pará, e faz parte da Greve Mundial pelo Clima.

O Movimento conta com a parceria do IDEFLOR. Na manhã desta sexta-feira (20), integrantes do MAB coletaram as plantas no viveiro da entidade e distribuíram 500 mudas para famílias das comunidades Carlos Pena Filho (Brasil Novo) e Pioneira (Altamira), na Transamazônica.

Na parte da tarde, serão distribuídas 400 mudas no reassentamento urbano coletivo Jatobá, em Altamira, e 100 na ocupação Nova Vitoria, em Vitória do Xingu. Tem açaí, goiaba, jambo, tamarindo e cupuaçu. 

Como parte das atividades, o MAB também está realizando palestras na escola de ensino médio do Jatobá, conversando com os estudantes sobre a importância de organizar a comunidade para lutar por direitos e cuidar dos bens comuns. Os alunos do turno da tarde vão acompanhar a distribuição de mudas e plantar árvores em frente às casas de algumas famílias do bairro.

“Através dessa ação, os atingidos por barragens reafirmam, de maneira simbólica, seu compromisso com a defesa da Amazônia”, afirma Edizângela Barros, atingida pela hidrelétrica de Belo Monte. Ela explica que a campanha Plantando Vida vai continuar pelos próximos dias e que a meta é plantar pelo menos 5 mil árvores na região.

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho