MAB distribui mil mudas na região do Xingu (PA)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está distribuindo mil mudas de árvores nativas e frutíferas na região do Xingu (PA) nessa sexta-feira (20), uma das regiões mais atingidas pelo […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está distribuindo mil mudas de árvores nativas e frutíferas na região do Xingu (PA) nessa sexta-feira (20), uma das regiões mais atingidas pelo aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia. A ação faz parte do lançamento da campanha Plantando Vida, pela qual o Movimento se compromete a plantar 15 mil mudas no estado do Pará, e faz parte da Greve Mundial pelo Clima.

O Movimento conta com a parceria do IDEFLOR. Na manhã desta sexta-feira (20), integrantes do MAB coletaram as plantas no viveiro da entidade e distribuíram 500 mudas para famílias das comunidades Carlos Pena Filho (Brasil Novo) e Pioneira (Altamira), na Transamazônica.

Na parte da tarde, serão distribuídas 400 mudas no reassentamento urbano coletivo Jatobá, em Altamira, e 100 na ocupação Nova Vitoria, em Vitória do Xingu. Tem açaí, goiaba, jambo, tamarindo e cupuaçu. 

Como parte das atividades, o MAB também está realizando palestras na escola de ensino médio do Jatobá, conversando com os estudantes sobre a importância de organizar a comunidade para lutar por direitos e cuidar dos bens comuns. Os alunos do turno da tarde vão acompanhar a distribuição de mudas e plantar árvores em frente às casas de algumas famílias do bairro.

“Através dessa ação, os atingidos por barragens reafirmam, de maneira simbólica, seu compromisso com a defesa da Amazônia”, afirma Edizângela Barros, atingida pela hidrelétrica de Belo Monte. Ela explica que a campanha Plantando Vida vai continuar pelos próximos dias e que a meta é plantar pelo menos 5 mil árvores na região.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro