Nota do MAB sobre a vitória dos atingidos e atingidas da bacia do rio Doce

Os atingidos e atingidas vêm construindo uma luta histórica ao longo desses quatro anos desde o crime da Vale/Samarco/BHPBillinton na bacia do rio Doce. Uma das principais pautas é o […]

Os atingidos e atingidas vêm construindo uma luta histórica ao longo desses quatro anos desde o crime da Vale/Samarco/BHPBillinton na bacia do rio Doce. Uma das principais pautas é o direito a assessoria técnica que visa equiparar as disputas entre as vítimas e os criminosos. 

A Fundação Renova possui mais de 600 funcionários para medir, quantificar e reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana e até hoje os atingidos não contam com técnicos da sua confiança para contrapor aquilo que é apresentado pela Fundação Renova, entidade criada pelas mineradoras para fazer a reparação.

Esse direito vem sendo discutido em formato de acordo desde março de 2017 e até hoje não foi concretizado. Por isso ontem, dia 19, durante uma audiência histórica em Belo Horizonte que contou com a presença de 300 atingidos e atingidas da bacia do rio Doce, dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e com a presença deles, inclusive, dentro da audiência, o juiz homologou as escolhas das assessorias técnicas e determinou a sua contratação imediata.

Essa decisão era o que faltava para dar o próximo passo que é garantir as Assessorias Técnicas nos territórios. Agora, com todos os planos de trabalho prontos, nós esperamos que as empresas encaminhem o quanto antes as negociações desses contratos para que de fato tenhamos a contratação imediata dessas assessorias. As comunidades esperam isso desde o projeto de escolhas do ano passado e isso é determinante para os próximos passos de reparação.

Desde o crime em Mariana, a comunidades atingidas veem sofrendo uma série de problemas. São problemas de saúde, físicos e psicológicos, de trabalho, de renda e os atingidos em Barra Longa até hoje não tiveram suas casas reconstruídas. Por isso o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB saúda essa decisão que abre um novo processo de aceleração das contratações para as comunidades, e que representa um novo passo de acesso à justiça.

Nós do MAB não abrimos mão do direito de acesso a justiça das comunidades atingidas e seguiremos lutando pela completa efetivação dos direitos dos atingidos e atingidas. A assessoria é o primeiro passo nesse processo de reconhecimento, mas temos uma longa jornada pela frente.

Do Rio ao Mar Não Vão nos Calar!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro