30 mil mulheres denunciam crime da Vale nas ruas de BH

No dia 08 de março – Dia Internacional de Lutas das Mulheres cerca de 30 mil mulheres se reuniram em um ato em Belo Horizonte, capital mineira. O lema deste […]

No dia 08 de março – Dia Internacional de Lutas das Mulheres cerca de 30 mil mulheres se reuniram em um ato em Belo Horizonte, capital mineira. O lema deste ano foi “O lucro não Vale a Vida”, com homenagens à ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada há um ano, Marielle Franco, e às atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

O ato foi organizado pela Frente Brasil Popular Minas e todas as organizações que constroem a frente, como o Movimento dos Atingidos por barragens-MAB. Trinta blocos de carnaval também construíram o ato e fizeram uma bateria unificada de mulheres para as músicas que seriam tocadas ao longo do percurso entre a Praça Raul Soares e a Praça da Estação, no centro.

No início da caminhada a primeira intervenção do ato apresentou uma ala de denúncia ao lucro e à morte. Uma caveira vinha na frente de uma intervenção com mulheres sujas de lama empunhando cartazes. Logo atrás o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB trouxe faixas de denúncia à Vale com a presença de atingidas moradoras de Brumadinho e região.

Joana Chagas veio da comunidade Pires, em Brumadinho, na qual mora há 30 anos para participar do ato em BH e disse que gostou muito de participar ao ato, ao ver as mulheres organizadas na luta. “Muito bonito, é bom estar juntas por que temos que lutar pelas mulheres atingidas”, afirma. Já Idê veio de Pará de Minas para lutar pelos seus direitos. “Nós criamos o comitê de atingidas lá e estamos lutando contra a Vale, porque ela é responsável por esse crime, e por isso tem que nos fornecer a água que ela nos tirou”, exige.

Ao chegar na Praça 07 de setembro foi lido um manifesto em defesa da vida das mulheres, pelas atingidas por barragens, contra a reforma da previdência e o governo Bolsonaro.

“As mulheres mineiras se mobilizam em defesa da vida, do ecossistema, contra os desmandos dos governos e das grandes mineradoras. Se mobilizam para não deixar impune os crimes destas empresa que destrói a natureza, mata trabalhadoras e trabalhadores, dizimam populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas povos que mantêm e preservam a mãe terra. Os governos e as grandes mineradoras retiram o brilho de tudo que vive, o pão de nossas mesas, a vida de nossas terras, as águas de nossos rios”.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro