Comunidades geraizeiras temem rompimento de barragem em Minas Gerais

Uma barragem de água pertencente à empresa Rio Rancho Agropecuária S/A tem causado preocupação e medo em comunidades tradicionais geraizerias do território de Vale das Cancelas, em Minas Gerais.  Barragem […]

Uma barragem de água pertencente à empresa Rio Rancho Agropecuária S/A tem causado preocupação e medo em comunidades tradicionais geraizerias do território de Vale das Cancelas, em Minas Gerais.

 Barragem da Rio Rancho Agropecuária S/A


A barragem, construída em 2003 com o objetivo de perenizar o Córrego Cancela – que atualmente está seco e assoreado – apresenta vazamento desde sua construção e não tem recebido manutenção, revelam moradores e ex-funcionário da empresa que trabalhou na construção da barragem. Como agravante, verifica-se a formação de uma grande voçoroca nas proximidades, que tem crescido ao longo do tempo e se aproximado cada vez mais da barragem.

As famílias atingidas e hoje residentes à jusante da barragem, que já sofrem com a escassez de água do córrego que a barragem deveria perenizar, temem que a soma desses fatores possa gerar o rompimento da barragem, o que atingiria dezenas de famílias das comunidades Córrego Forquilha/Pinheiro, Viveiro e Curral de Varas I e II.

Lama encontrada na base da barragem 


Para piorar, a empresa iniciou o plantio de eucalipto dentro da Fazenda Cancela, onde se encontra a barragem, e gradeou uma grande área próxima ao Córrego da Flor – que abastece o distrito de Vale das Cancelas – onde existe, também, uma nascente. Como não foi criada uma bacia de contenção, os moradores temem que, com as chuvas, a terra solta seja levada pela enxurrada e acarrete o aterramento da nascente e o assoreamento dos córregos da Flor e Olho D’água.

As comunidades denunciam, ainda, o descaso das autoridades que não agem para reprimir os crimes cometidos pelas empresas que atuam na região. Atendendo solicitação das comunidades, o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB presta todo apoio às famílias e, junto a elas, aciona o Ministério Público para cobrar providências.

Voçoroca existente nas proximidades da barragem

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro