Brumadinho é homenageado e Vale denunciada por milhares de foliões no Carnaval

Por: Isis Medeiros, especial para os Jornalistas Livres As vítimas fatais e a população atingida de Brumadinho foi homenageada, enquanto VALE foi alvo de críticas durante os cortejos em várias […]

Por: Isis Medeiros, especial para os Jornalistas Livres

As vítimas fatais e a população atingida de Brumadinho foi homenageada, enquanto VALE foi alvo de críticas durante os cortejos em várias cidades.


 

Bloco Então Brilha – Belo Horizonte (MG)
Foto: Leandro Couri/EM

 

O massacre da Vale em Brumadinho-MG no dia 25 de janeiro, foi rememorada não só por blocos de carnaval na capital mineira, mas também em outros estados do Brasil.  São Paulo e Pernambuco também trouxeram à tona as bandeiras do povo atingido de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, o bloco que tradicionalmente abre as comemorações do 1º dia de festa no centro da capital mineira, o “Então Brilha”, demonstrou que política e festa combinam muito bem e iniciou a manhã com toque de sirene e um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da VALE na Mina do Córrego do Feijão.

Durante o minuto de silêncio, a bateria do bloco se calou e o som dos tambores foi substituído pelo das sirenes,  em tom de denúncia e protesto pelo crime cometido pela mineradora. Neste ano, o bloco atraiu cerca de 400 mil pessoas às ruas de Belo Horizonte na manhã do último sábado(2) de Carnaval e a bateria do bloco pediu que a tragédia  da Vale dessa vez não passasse impune. “Que a gente nunca se esqueça. Que gente é para brilhar e não para ficar debaixo de nenhuma lama”, disse Di Souza ,regente do bloco, dando abertura ao festejo.

Várias outros blocos de luta articulados com o MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, tiveram a mesma atitude e cobraram mais responsabilidade por parte das mineradoras e do governo. Na segunda-feira (4), o Baianas Ozadas,  fez a multidão se calar por um minuto antes da saída do trio e uma pomba branca foi solta uma criança. Uma faixa estendida no trio elétrico do bloco dizia: “Todo mundo sabe, não foi acidente, a Vale mata peixe, mata rio, mata gente”.

 

Bloco Pena de Pavão de Krishna – Belo Horizonte (MG)
Foto: Leandro Couri/EM 

 

Os Pavões do bloco “Pena de Pavão de Krishna” se manifestaram contra a Vale e fizeram também um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. A bateria silenciou. O bloco hasteou o mesmo bandeirão usado na abertura do carnaval de BH pelo bloco “Então, Brilha!” e pediu que as mineradoras fossem fiscalizadas para que sejam evitadas novas tragédias.

O Bloco Volta Belchior também prestou sua solidariedade à luta do MAB e dos atingidos, o Bloco Afoxé Bandarerê clamou por justiça durante o Kandandu – Encontro de Blocos Afro.

O Bloco Alô Abacaxi faz ecoar “Vale Assassina”  entre milhares de pessoas. Enquanto o Bloco Unidos do Barro Preto deixaram de lado o tradicional barro com que sujam foliões e pintaram os corpos com protestos em alusão às tragédias com barragens em Minas Gerais.

Já o Bloco Havayanas Usadas que tradicionalmente já faz carnaval de luta, realizou intervenções criticando o governo Bolsonaro e pedindo Lula Livre! Débora Mendes, uma das fundadoras do Bloco Havayanas Usadas, fala da parceria com o MAB e denuncia o crime pedindo justiça. 

O grupo mineiro de mulheres bordadeiras “Linhas do Horizonte” também reafirmou importância da luta e prestou apoio ao movimento. Enquanto isso, o carnaval em Macacos, distrito de Nova Lima(MG), que teve sua população evacuada por mais um risco de rompimento de barragens desde o dia 20 de fevereiro, fez um carnaval de muita resistência e denúncia. Eles cantaram a marchinha “Assim não Vale” e levaram faixas e estandartes com frases contra a mineração irresponsável e que não respeita as vidas da população.

 

Bloco Havayanas Usadas – Belo Horizonte (MG)
Foto: Mídia Ninja 

 

Em São Paulo, o Bloco “Sem Teto” saiu às ruas exigindo direito à moradia enquanto prestaram solidariedade ao povo atingido, que com a tragédia, também perderam seu modo de subsistência, suas casas e a vida digna.

No Nordeste, Brumadinho e Mariana também estiveram presentes, assim como Chico Science, através de seu irmão “Jamelão”, no Bloco Mangue Beat em Olinda(Pernambuco). Lama, resistência, humor, arte e cultura foram, no sábado (2),  a marca de um dos mais politizados e dançantes blocos do Carnaval de Olinda.

O crime da Vale em Brumadinho se tornou a maior operação de resgate do Brasil e gera ainda mais indignação por ter se repetido. Em novembro de 2015, o estado já havia chorado pelas 20 vítimas de Mariana, mortas no rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton. 

Até o momento, são 186 pessoas mortas e outras 122 continuam desaparecidas. As buscas, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, continuaram durante o Carnaval. De acordo com a corporação, 116 militares atuam nas atividades de salvamento.

 

 

 

 

Fotos acima: Bloco Havayanas Usadas – Belo Horizonte (MG) – Mídia Ninja :point_up:

 

 

 

 

 

Fotos acima: Bloco Mangue Beat – Olinda(PE) – Leo Milano/Jornalistas Livres :point_up:

 

 

 

Fotos acima: Bloco Juventude Bronzeada – Belo Horizonte (MG) – Mídia Ninja :point_up:


 

Fotos acima: Bloco Sem Teto – São Paulo(SP) – Lorenna Kogawa (Jornalistas Livres)

 

 

 

 

 

Fotos acima: Bloco Havayanas Usadas – Belo Horizonte (MG) – Beto Hektor :point_up:

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro