Norte Energia e Prefeitura assinam acordo para remoção dos atingidos da lagoa

A remoção dos atingidos da área de risco é uma conquista de anos de lutas das famílias organizadas no MAB Após mais de quatro meses de tentativas, a Norte Energia […]

A remoção dos atingidos da área de risco é uma conquista de anos de lutas das famílias organizadas no MAB

Após mais de quatro meses de tentativas, a Norte Energia (concessionária da hidrelétrica de Belo Monte) e a prefeitura de Altamira (PA) finalmente assinaram o termo de compromisso que permite a remoção dos atingidos da “lagoa” do bairro Independente 1. A assinatura do acordo foi anunciada durante mobilização do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na prefeitura na manhã desta quarta-feira.

O reconhecimento das famílias como atingidas por Belo Monte foi uma conquista do MAB, que há quatro anos vem organizando a comunidade e conduzindo um processo de lutas e diálogo com Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Governo Federal, prefeitura e Norte Energia. A empresa inicialmente se recusou a remover as famílias por considerar que não havia impacto do reservatório da hidrelétrica no local.

No início deste ano, o Ibama reconheceu que a Norte Energia tinha responsabilidade sobre a comunidade. “A intensificação da ocupação da área da lagoa, observada a partir de 2010, guarda relação direta com a implantação da UHE Belo Monte. O cadastro mostra que o principal motivo para a ocupação daquele local a partir de 2010 foi o aumento da especulação imobiliária (impacto previsto no Estudo de Impacto Ambiental da UHE Belo Monte)”, afirma parecer do órgão ambiental.

A demora em retirar as famílias se deu porque a Norte Energia condicionou o início das ações à assinatura de um termo de compromisso em que a prefeitura municipal aceita o repasse de uma série de obras condicionantes realizadas pela empresa na cidade, como ruas, sistema de saneamento, pontes, entre outros. O prefeito chegou a acusar a empresa de estar fazendo “chantagem”.

Foram cadastradas 968 famílias na área alagadiça (palafitas) e entorno (aterro). Aproximadamente 600 são elegíveis a serem removidas e receberem indenização em dinheiro ou uma casa em um dos Reassentamento Urbanos Coletivos (RUCs) da cidade de Altamira. As famílias que permanecerem no local deverão ter suas casas ligadas à rede de esgoto, ou seja, só devem permanecer as casas nas partes mais altas. A área da lagoa deverá ser revitalizada após a remoção das famílias.

“Essa foi uma das conquistas mais importantes dos atingidos por Belo Monte e só mostra que a principal força que temos é a organização e a luta popular”, afirma Fábio Magalhães, da coordenação do MAB na comunidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro