Atingidos por Belo Monte protestam na prefeitura de Altamira

Nesta quarta-feira (10 de outubro), moradores da lagoa do bairro Independente 1 organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fizeram um ato na prefeitura municipal de Altamira reivindicando a […]

Nesta quarta-feira (10 de outubro), moradores da lagoa do bairro Independente 1 organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fizeram um ato na prefeitura municipal de Altamira reivindicando a assinatura do termo de compromisso com a Norte Energia (concessionária de Belo Monte) para que seja iniciada a retirada dos moradores da área alagadiça.

A Norte Energia está obrigada a retirar os moradores, que foram reconhecidos como atingidos pela hidrelétrica, porém condiciona o início das ações à assinatura de um termo de compromisso em que a prefeitura municipal aceita o repasse de uma série de obras condicionantes realizadas pela empresa. O prefeito chegou a acusar a empresa de estar fazendo “chantagem”.

A Norte Energia deseja repassar à prefeitura as áreas dos reassentamentos urbanos, vias públicas e demais obras condicionantes executadas na cidade, algumas das quais a administração considera inacabadas. Para a empresa, a prefeitura é co-responsável pela situação da área da lagoa, pois a ocupação da área antecede o período de construção da hidrelétrica. Foi o aumento do custo da moradia causado por Belo Monte, no entanto, o principal motivo do inchaço populacional na área, segundo parecer do Ibama.

Os impasses entre a prefeitura e a Norte Energia fazem com que a tentativa de assinatura do acordo se arraste por mais de três meses, deixando as famílias cada vez mais vulneráveis na área alagadiça.

Com o protesto, os manifestantes se reuniram com o prefeito Domingos Juvenil e José Hilário, superintendente da Norte Energia.  Na reunião, foi firmado o compromisso de que a assinatura do termo sairá dentro de uma semana, até quarta-feira (17). “Assim que o termo for assinado, a Norte Energia se compromete a entrar na comunidade e apresentar o cronograma de remoção das famílias. É urgente que isso aconteça logo, pois os moradores da área estão cada vez mais sujeitos a riscos de vida”, afirma Fábio Magalhães, coordenador do MAB na comunidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro