Atingidos pressionam e Norte Energia retoma projeto de reparação

Após denúncia do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação dos Moradores do Reassentamento Jatobá (AFAJA), a Norte Energia retomou os projetos de reparação para os atingidos por […]

Após denúncia do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação dos Moradores do Reassentamento Jatobá (AFAJA), a Norte Energia retomou os projetos de reparação para os atingidos por Belo Monte. Os projetos haviam sido cancelados em julho desse ano. 

Os projetos de reparação estão previstos no Plano Básico Ambiental (PBA) da hidrelétrica com o objetivo de compensarem as perdas “imateriais” dos atingidos. Tratam-se de projetos de educação ambiental, esporte, cultura e geração de renda executados sobretudo nos reassentamentos urbanos coletivos (RUCs) na cidade de Altamira (PA), onde vivem cerca de 5 mil famílias atingidas. A existência desses projetos no PBA de Belo Monte é fruto da luta histórica dos atingidos por barragens no Brasil.

O Movimento e a Associação decidiram ir à Norte Energia, ao Ibama e à Defensoria Pública da União (DPU) questionar a interrupção desses projetos. “A Norte Energia cancelou os projetos de uma hora para a outra, sem diálogo com os atingidos, ou seja, sem respeitar o PBA”, denuncia Edizângela Barros, da coordenação do MAB. “Entendemos que os projetos são necessários e precisam ser fortalecidos, pois os atingidos ainda não reestabeleceram os vínculos comunitários que foram destruídos com a barragem”, complementa Edizângela.

A Norte Energia anunciou a retomada dos projetos em reunião com as associações dos reassentamentos na noite de ontem (13). O MAB e a AFAJA protocolaram os ofícios cobrando o retorno dos projetos na semana retrasada.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro