Exposição traz resistência e luta das mulheres atingidas em bordados para BH

Entre os dias 30 de julho e 17 de agosto, a exposição “Arpilleras: bordando resistência” estará aberta para visitação na Galeria de Artes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em […]

Entre os dias 30 de julho e 17 de agosto, a exposição “Arpilleras: bordando resistência” estará aberta para visitação na Galeria de Artes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB e a ALMG traz para o público da capital um série de peças bordadas por mulheres atingidas por barragens de todo o país para revelar as violações de direitos sofridas na construção das hidroelétricas.

O MAB aponta que as violações causadas por barragens afetam toda a sociedade, mas o machismo e patriarcado impregnados nas empresas construtoras fazem das mulheres as principais afetadas. Nesse processo as mulheres são excluídas de direitos, são as que perdem sua renda, muitas vezes informal, e não são ouvidas e reconhecidas. Em muitos casos são usadas como mercadoria na exploração sexual e de diversas outras formas dentro de suas “atribuições” domésticas.

Bordar para lutar

Arpilleras é uma técnica de denúncia a partir de bordados usada pelas mulheres chilenas durante a ditadura militar de Pinochet no país, quando mães e esposas de presos políticos teciam e bordavam os abusos, tortura e a vida sob ditadura com retalhos de rupas dos homens desaparecidos. As peças foram enviadas para diversos países como forma de denúncia do que acontecia no Chile e ainda hoje são usadas para retratar o período no Chile.

É hoje ferramenta também de mulheres brasileiras. Os bordados expõem a resistência, luta e violações sofridas nas construções de barragens em todo o país, com peças que apresentam um cenário da realidade vivida por estas mulheres, com imagens desenhadas e bordadas para ilustrar as violações.

“O que já foi um símbolo de submissão e trabalho doméstico das mulheres, hoje é nossa ferramenta de subversão e luta”, explica Elaine, militante do MAB, sobre o bordado.  Com outras dezenas de companheiras, ela faz parte de um dos muitos coletivos de mulheres organizadas no movimento, que enquanto contam suas histórias, trocam experiências e debatem soluções para os problemas trazidos com as barragens, elaboram as Arpilleras.

A ferramenta rendeu um filme lançado em 2017, “Arpilleras: Atingidas por Barragens bordando a resistência”, de produção do Coletivo Nacional de Mulheres do MAB. O longa retrata a vida de cinco mulheres atingidas de diferentes regiões do país, e a partir da elaboração de uma mesma peça de Arpillera, suas lutas e vidas se entrelaçam. 

Durante os dias de exposição, estarão no local mulheres que participaram da construção das peças, para dividir sua experiência e contar sobre sua luta pelos direitos dos atingidos e atingidas por barragens organizadas no MAB.

 

O quê: Exposição “Arpilleras: bordando resistência”

Quando: De 30 de julho a 17 de agosto

Onde: Galeria de Artes, Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho.

*Fotos: Vinicius Denadai

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro