Ocupacão do Ibama em Altamira (PA) completa uma semana

As famílias da “lagoa” do Independente 1 organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) já estão resistindo há uma semana na ocupacão do escritório do Ibama em Altamira (PA). […]

As famílias da “lagoa” do Independente 1 organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) já estão resistindo há uma semana na ocupacão do escritório do Ibama em Altamira (PA).

Elas exigem que o órgão cobre da Norte Energia o início imediato da remoção das famílias. Elas já foram reconhecidas como atingidas por Belo Monte pelo Ibama em março, mas até agora, ainda vivem em área imprópria, correndo riscos cada vez mais sérios.

O Ibama reconheceu que as famílias foram levadas a ocupar o local devido às alta nos alugueis causados pela construção da hidrelétrica. Ele determinou que a Norte Energia remova as famílias e ofereça uma casa em um dos reassentamentos, indenização ou aluguel social, dependendo de cada caso, seguindo o Plano Básico Ambiental (PBA). 

As famílias alegam que a demora em retirá-las tem se tornado um fator de risco. Algumas casas já desabaram no local.

A ocupação do Ibama começou no dia 9 de julho (segunda-feira passada).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro