Eletricitários entrarão em greve contra privatização da Eletrobrás

Na próxima semana, categoria deve paralisar as atividades em todo o Brasil, movimentos sociais apoiarão as ações A categoria dos eletricitários, organizados na CNE (Coletivo Nacional dos Eletricitários) anunciou hoje […]

Na próxima semana, categoria deve paralisar as atividades em todo o Brasil, movimentos sociais apoiarão as ações

A categoria dos eletricitários, organizados na CNE (Coletivo Nacional dos Eletricitários) anunciou hoje (08) que entrarão em greve nos dias 11, 12 e 13 de junho, segunda, terça e quarta da semana que vem.

A paralisação de 72h trás como principal reinvindicação defesa da Eletrobrás, frente aos constantes ataques sofridos com a tentativa de privatização do setor elétrico.

Segundo o CNE, a expectativa é que a adesão ao movimento seja feita pelos 24 mil funcionários do sistema Eletrobras.

Devem parar os funcionários das áreas administrativas e atividades fins, como operação e manutenção de todas as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia: Furnas, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Eletrobras e o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), além das distribuidoras do estados do Piauí, Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas.

A Plataforma Operária e Camponesa, o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e diversas outras organizações estão orientando sua militância para que apoiem as ações dos eletricitários estimulando a luta contra as privatizações.

Para Gilberto Cervinski, da coordenação nacional do MAB e da POCE, o momento é de muita luta para que o povo não sofra no futuro.

“Se não enfrentarmos a privatização do setor elétrico, certamente teremos novos aumentos abusivos nas tarifas de energia elétrica, castigando o povo ainda mais, além de perdermos o controle de nossos recursos naturais, principal riqueza do país que poderá ser entregue na mão das empresas do capital financeiro internacional. Não podemos permitir que o povo brasileiro pague a conta do golpe com mais exploração. Vamos lutar por uma Eletrobrás pública e a serviço do povo”, afirma Cervinski.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro