MAB participa da Romaria na Bacia do Rio Doce

O Movimento dos Atingidos por Barragens participou do processo de construção da 3ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce e da sua realização no dia […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens participou do processo de construção da 3ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce e da sua realização no dia 3 de junho, em Ponte Nova, reunindo em torno de três mil pessoas dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A concentração dos romeiros se deu a partir das 6 horas com uma farta mesa de café da manhã e falas dos movimentos populares, sociais e de autoridades. Depois houve caminhada, com abraço ao rio Piranga e celebração, presidida por Dom Geraldo Liryo Rocha, administrador apostólico da Arquidiocese de Mariana. Participaram 90 pessoas ligadas ao MAB das regiões de Mariana e Barra Longa.

O movimento contribuiu também, nas missões populares preparatórias da romaria, debatendo os problemas do povo e suas soluções nos bairros e nas comunidades de Ponte Nova.

A Romaria é uma iniciativa que nasceu a partir do processo criminoso do rompimento da barragem de fundão e envolve as dioceses de Mariana, Caratinga, Itabira/Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães e as dioceses Capixabas de Vitória, Colatina e São Mateus.

A carta compromisso da Romaria lembra “o desrespeito dos atingidos/atingidas, vítimas dos crimes socioambientais das empresas Samarco, Vale, BHP Billinton e Anglo American (mineroduto) e os graves danos causados ao meio ambiente em toda extensão da bacia do rio doce”.

A carta mostra a importância de “fortalecer a organização dos atingidos/atingidas e as expressões de luta socioambiental na bacia do rio doce”. A carta ainda ressalta a importância de somar forças na luta pela aprovação da PEABE – Política Estadual dos Atingidos por Barragens.

*Fotos: Aida Anacleta

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro