Atingidos participam do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional

Plataforma reúne senadores e deputados em prol da defesa nacional  Integrando a programação do 8° Encontro Nacional do MAB, atingidos e atingidas participam do lançamento da Frente Parlamentar Mista em […]

Plataforma reúne senadores e deputados em prol da defesa nacional 

Integrando a programação do 8° Encontro Nacional do MAB, atingidos e atingidas participam do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. A proposta da Frente é reunir parlamentares, em articulação com movimentos sociais, sindicais e sociedade civil, em prol da defesa nacional e contra o desmonte do país.

Robson Formica, da coordenação do MAB, afirma que a plataforma será importante também para a luta dos atingidos. “A Frente Parlamentar vai ser uma ferramenta importante para fortalecer a luta pela soberania energética. Nós, atingidos por barragens, acreditamos que as riquezas do povo devem servir aos trabalhadores e isso só será possível com soberania popular!”  

Um dos objetivos da Frente é lutar contra medidas como a tentativa de privatização do setor energético. Temer já anunciou a privatização da Eletrobrás, estatal energética responsável pelo abastecimento de mais de 12 milhões de brasileiros. No final deste mês, Michel Temer leilou 4 hidrelétricas mineiras; São Simão Jaguará, Miranda e Volta Grande. Juntas estas usinas correspondem pela produção de  quase 50% da energia no estado.

Para o Deputado Federal Patrus Ananias (PT-MG) que é secretário geral da Frente, o legislativo tem a responsabilidade de defender a soberania nacional. “Nós temos uma grave responsabilidade que é levarmos ao nosso país essa consciência. Existem bens que não são bens de mercado, são elementos essencias para a vida dos brasileiros e nós não podemos abrir mão!”  

O evento de lançamento da plataforma aconteceu no sede do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.  A Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional é composta por 18 senadores e 201 deputados.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro