Atingidos participam do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional

Plataforma reúne senadores e deputados em prol da defesa nacional  Integrando a programação do 8° Encontro Nacional do MAB, atingidos e atingidas participam do lançamento da Frente Parlamentar Mista em […]

Plataforma reúne senadores e deputados em prol da defesa nacional 

Integrando a programação do 8° Encontro Nacional do MAB, atingidos e atingidas participam do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. A proposta da Frente é reunir parlamentares, em articulação com movimentos sociais, sindicais e sociedade civil, em prol da defesa nacional e contra o desmonte do país.

Robson Formica, da coordenação do MAB, afirma que a plataforma será importante também para a luta dos atingidos. “A Frente Parlamentar vai ser uma ferramenta importante para fortalecer a luta pela soberania energética. Nós, atingidos por barragens, acreditamos que as riquezas do povo devem servir aos trabalhadores e isso só será possível com soberania popular!”  

Um dos objetivos da Frente é lutar contra medidas como a tentativa de privatização do setor energético. Temer já anunciou a privatização da Eletrobrás, estatal energética responsável pelo abastecimento de mais de 12 milhões de brasileiros. No final deste mês, Michel Temer leilou 4 hidrelétricas mineiras; São Simão Jaguará, Miranda e Volta Grande. Juntas estas usinas correspondem pela produção de  quase 50% da energia no estado.

Para o Deputado Federal Patrus Ananias (PT-MG) que é secretário geral da Frente, o legislativo tem a responsabilidade de defender a soberania nacional. “Nós temos uma grave responsabilidade que é levarmos ao nosso país essa consciência. Existem bens que não são bens de mercado, são elementos essencias para a vida dos brasileiros e nós não podemos abrir mão!”  

O evento de lançamento da plataforma aconteceu no sede do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.  A Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional é composta por 18 senadores e 201 deputados.