Saudação de Dilma Rousseff ao 8º Encontro Nacional do MAB

A ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, foi convidada para participar do 8º Encontro Nacional do MAB. Como não pôde comparecer, ela enviou a carta de saudação transcrita a seguir. “O […]

A ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, foi convidada para participar do 8º Encontro Nacional do MAB. Como não pôde comparecer, ela enviou a carta de saudação transcrita a seguir. “O Movimento dos Atingidos por Barragens é uma das mais importantes expressões da capacidade do nosso povo se organizar, lutar por seus direitos e, hoje, resistir à destruição do Brasil”, afirma Dilma. Leia na íntegra:

SAUDAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF AO 8º ENCONTRO NACIONAL DO MAB

Porto Alegre, 1º de outubro de 2017

Queridas companheiras e companheiros do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

Com enorme satisfação e respeito à luta deste movimento saúdo a realização do 8º Encontro Nacional do MAB na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

O Movimento dos Atingidos por Barragens é uma das mais importantes expressões da capacidade do nosso povo se organizar, lutar por seus direitos e, hoje, resistir à destruição do Brasil.

Esse encontro se realiza no momento em que o nosso país vem sendo tomado de assalto pelas políticas neoliberais que ao longo dos nossos governos sistematicamente derrotamos.

O golpe ilegítimo que me tirou da presidência ainda não acabou. Colocou no poder grupos políticos e econômicos cuja prioridade é destruir as políticas de redução das desigualdades por meio da inclusão econômica, social, cultural. Eles trabalham rápido para entregar o país ao capital internacional e submeter o Brasil aos interesses dos donos do mercado e de setores da mídia que tramaram e apoiaram o golpe à democracia.

O momento é de lutar e resistir para impedir a retirada de direitos, como os trabalhistas e previdenciários; programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, compras de alimentos da agricultura familiar, quotas para a educação, entre outras conquistas obtidas por décadas de lutas e trabalho árduo.

Devemos ampliar as vozes e valorizar o potencial das mulheres e dos jovens para exigir justiça e também barrar todas as tentativas de burlar a democracia.

É preciso manter acesa a esperança, mesmo diante de tantas ameaças e muitas violências contra lutadores e lutadoras sociais.

Desejamos que seja um Encontro de fortalecimento das importantes pautas do MAB, a defesa dos direitos dos atingidos e atingidas por barragens, a defesa da água e da energia, contra a dilapidação do patrimônio público com a venda da Eletrobras. Vamos juntos fazer avançar um Projeto Popular para o país.

Um forte abraço, cheio de esperanças

DILMA ROUSSEFF

Mulheres do MAB entregam pauta para Dilma durante Encontro das Mulheres Atingidas por Barragens, em 2011

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro