Organização, disciplina e disposição!

Para construir um evento com milhares de pessoas o que não pode faltar é organização, mas por aqui disposição e disciplina têm é de sobra! Reunir em um só lugar […]

Para construir um evento com milhares de pessoas o que não pode faltar é organização, mas por aqui disposição e disciplina têm é de sobra!

Reunir em um só lugar mais de 4 mil pessoas de todos os cantos do Brasil, além de representantes de 19 países da América, África e Europa. Quem vem para o Encontro Nacional do MAB traz na mala não só muita alegria e disposição para a luta, mas também muita organização!

Para que um evento desta dimensão funcione é necessário preparação, disciplina e senso de coletividade.  Mas com a colaboração de cada estado o Encontro Nacional do MAB foi ganhando vida e agora se concretiza!  São mais de 80 caravanas vindas de 20 estados de todo o país.

Foto: Pedro Tucurum

Uai, e cumé que faz com esse tanto de gente?

Mas esse povo todo não cabe nem num trem! Imagina… 4 mil pessoas?! Onde esse povo dorme? Onde que para esse tanto de ônibus? Falando assim parece até difícil de imaginar. Mas esse povo dá jeito pra tudo, sô! Para montar a plenária, foi construída uma cobertura para o terreirão, ninguém toma chuva e nem sol! Para garantir toda a infraestrutura do evento, dezenas de pessoas estão há muito tempo aqui no Rio de Janeiro. E ficou foi bom, viu!

E é a gente mesmo que produz a nossa comida, vice?!

Para preparar a nossa comida, ninguém se aperreia! Cada um monta sua cozinha e prepara as refeições com os alimentos trazidos da região. Café da manhã, almoço, lanche e janta. É tudinho preparado pelo nosso próprio povo. Cada delegação determina os responsáveis pela tarefa da alimentação. Eles se revezam na cozinha nos dias do evento e alimentam toda a gente. Ao todo são 23 cozinhas para garantir que o povo todo esteja bem alimentado!

Foto: Vanessa Passos

Égua, mas e pra banhar? Como é que faz?

Os atingidos e atingidas estão abrigados no Terreirão do Samba e também no sambódromo. Para atender a todos e garantir aquele banho revigorante, foram instalados 160 chuveiros! O espaço também conta com 60 banheiros químicos.

Bah! Mas e a gurizada?!

As crianças do MAB tem espaço especial garantido! São mais de 200 guris e gurias participando do evento. Na ciranda elas brincam, se divertem, entendem a importância da luta e tem à disposição, um responsável para garantir todo o cuidado necessário.

Equipes de limpeza, mística, animação, saúde, comunicação, segurança … é só assim, com a colaboração de cada um e com a construção de todos os estados, que o Encontro Nacional do MAB está se concretizando e conquistando  mentes e os corações.

Foto: Vanessa Passos