Atingidos por Belo Monte ocupam Ibama há cinco dias

Os atingidos por Belo Monte da lagoa do bairro Independente 1 (Altamira-PA) organizados no MAB continuam firmes na ocupação do escritório especial do Ibama desde esta segunda-feira. Eles exigem que […]

Os atingidos por Belo Monte da lagoa do bairro Independente 1 (Altamira-PA) organizados no MAB continuam firmes na ocupação do escritório especial do Ibama desde esta segunda-feira.

Eles exigem que o órgão cancele ou suspenda a licença de operação de Belo Monte até que a Norte Energia os reconheça como atingidos pela hidrelétrica. Também denunciam o aumento de doenças na região alagadiça em que vivem, que culminou na morte do morador Willian com dengue hemorrágica nesta semana.

A região da lagoa do Independente 1 não secou mais após a formação do reservatório de Belo Monte e é considerada pelo Ibama o principal vetor de poluição das águas do reservatório da barragem.

Mesmo assim, a Norte Energia se recusa a remover as famílias e recorreu à justiça contra uma simples determinação do Ibama para que realizasse um cadastro socieconômico para verificar se o inchaço populacional da área tem relação com a dinâmica da construção de Belo Monte e o aumento do custo da moradia em Altamira.

Os atingidos também cobram do governo federal que receba a coordenação da comunidade para encaminhar a solução para o problema.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro