Atingidos por Belo Monte e Belo Sun ocupam órgão do governo federal em Altamira

Cerca de 300 manifestantes organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a Casa de Governo, representação do governo federal, em Altamira (PA). Os atingidos denunciam as violações de […]

Cerca de 300 manifestantes organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a Casa de Governo, representação do governo federal, em Altamira (PA). Os atingidos denunciam as violações de direitos com a construção de Belo Monte e a ameaça de uma nova tragédia socioambiental na região com a instalação do projeto de extração de ouro da transnacional Belo Sun.

Participam da atividade moradores da lagoa do bairro Indepentente 1, que vivem em área alagadiça e lutam para serem reconhecidos como atingidos por Belo Monte; moradores dos “reassentamentos” urbanos da Norte Energia, que lutam por políticas públicas nesses locais; moradores do bairro Novo Horizonte, em Brasil Novo, que lutam pelo direito à moradia e regularização da área de ocupação; garimpeiros, pescadores e agricultores da Vila da Ressaca, atingidos pela Belo Sun; além de parceiros de outras organizações e movimentos sociais.

Durante a manhã, os atingidos fizeram uma marcha pelo centro de Altamira, dialogando com os trabalhadores do comércio sobre suas reivindicações. A juventude do Movimento fez uma intervenção teatral sobre os impactos da Belo Sun, lembrando o crime de Mariana (rompimento da barragem da Samarco – Vale/BHP Billiton). Em seguida, a marcha se dirigiu para a Casa de Governo, onde os atingidos permaneceram durante todo o dia.

O órgão foi desocupado no final da tarde, mediante a articulação de algumas reuniões com órgãos do governo federal, estadual e municipais para dialogar sobre o atendimento à pauta de reivindicações.

“Com a operação de Belo Monte, as violações de direitos humanos persistem em nossa região, porém nada está sendo feito pelo poder público, nem a nível local nem federal. Para que nossa pauta ande, a única alternativa é ir para a luta”, afirma Edizângela Barros, da coordenação do MAB e moradora de um dos “reassentamentos” de Belo Monte.

A atividade faz parte da jornada de lutas do MAB por ocasião do 14 de Março, dia internacional de Luta contra as Barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro