Seminário Internacional: rumo ao Rio de Janeiro, em outubro

Sob uma tempestade de neve que assola os Estados Unidos desde a madrugada, hoje (14), encerrou-se o II Seminário Internacional Alimentos, Água e Energia não são mercadorias, na cidade de […]

Sob uma tempestade de neve que assola os Estados Unidos desde a madrugada, hoje (14), encerrou-se o II Seminário Internacional Alimentos, Água e Energia não são mercadorias, na cidade de Newark, Nova Jersey. O dia que marca as lutas contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida foi em lembrança das lutadoras assassinadas, Berta Cáceres, de Honduras, e Nicinha, militante do MAB em Rondônia.

Ao final do Seminário, foi aprovada uma carta que aponta os principais aspectos refletidos durante o evento e os compromissos assumidos coletivamente. Entre os compromissos, está o de continuarmos fazendo análises da conjuntura de forma conjunta com o indicativo do próximo momento ser durante o Encontro Nacional do MAB, em outubro, no Rio de Janeiro.

 

Carta do II Seminário Internacional Alimentos, Água e Energia não são Mercadorias

 

De 12 a 14 de março de 2017, nós, que viemos de 11 países e representamos 32 organizações sindicais, sociais, ambientais, de direitos humanos e indígenas, nos reunimos em Newark, nos Estados Unidos, para o II Seminário Internacional Alimentos, Água e Energia não são mercadorias, onde discutimos assuntos relacionados à mercantilização da energia e da natureza, à soberania alimentar, à atuação das transnacionais, à luta das populações atingidas por grandes projetos do capital e a defesa desses territórios.

A partir dos debates e das contribuições dos participantes, fizemos uma análise da realidade atual em que vivemos, visando subsidiar o processo de organização e luta nas distintas partes do mundo de onde viemos.

Analisamos que o capitalismo vive uma crise que é de caráter produtivo e provoca consequências terríveis na sociedade, alastrando-se para a crise civilizatória e provando que, além de ser insustentável, espalha conflitos armados pelo mundo, intensifica a destruição da natureza e o aumento das desigualdades sociais, a perseguição religiosa e por diferentes orientações sexuais, o racismo, a patriarcado, o machismo, a xenofobia e todos os tipos de discriminação.

Esse sistema não é capaz de prover as demandas básicas da humanidade como alimentação para toda população, saúde, educação, dignidade, liberdade e justiça. Portanto, quem paga a conta da crise e sofre as consequências do capitalismo é a classe trabalhadora, em especial as populações negras, imigrantes e os povos tradicionais e indígenas.

Para superar a crise, o capitalismo intensifica sua exploração sobre a natureza, através da apropriação da água, territórios, sementes, florestas, petróleo, minérios e sobre os trabalhadores e trabalhadoras, retirando direitos, reduzindo salários e precarizando as condições de trabalho.

A energia é central na disputa pela hegemonia no mundo, os capitalistas tentam se apropriar das fontes mais produtivas, a fim de garantirem lucros extraordinários e o controle geopolítico. Isso nos impõem a necessidade de discutirmos com profundidade e construirmos um modelo energético que tenha como objetivo a soberania dos povos, respeito as comunidades atingidas e que tenha controle popular.

Água e alimento também sofrem o processo de mercantilização e são intensamente disputados. Assim, o direito ao acesso a esses recursos são negados a milhões de pessoas, o que causa fome e pobreza no campo e na cidade, expulsão dos camponeses da terra e das famílias dos centros urbanos. A agudização dos conflitos pela água nos obrigam a severas reflexões acerca das lutas necessárias e urgentes para a sua manutenção em condições de acesso e qualidade a todos os trabalhadores.

Vivemos no mundo um momento de avanço das forças conservadoras, marcadas com as características do fascismo, cujo propósito é aprofundar o neoliberalismo, atacar os direitos humanos, ameaçar a democracia e as organizações populares e provocar a desestabilização política dos países. Tais forças, aproveitando o momento de crise, tem se referenciado utilizando a grande mídia e a propaganda, apoderando-se das estruturas de Estado em várias partes do mundo. 

Se não bastasse, multiplicam-se os casos de criminalização das lutas e de comunidades tradicionais e indígena que defendem a terra por séculos, além das prisões e assassinatos de lutadores e lutadoras. É importante reconhecer que a crise é global por que os atores que a criam são transnacionais e, sendo assim, nossas lutas de resistência devem ser internacionais.

Diante desse cenário, as organizações reunidas neste seminário compreendem que:

– É necessário fazermos trabalho de base e envolvermos a maioria da população para construirmos força social e fazermos lutas de resistência e construção de um projeto dos povos;

– É necessário um esforço coletivo para construção da unidade dos mais variados tipos de organizações dispostas a lutar contra o capitalismo e o patriarcado e pela construção de uma nova sociedade;

– É necessário construir um projeto de sociedade de forma coletiva, onde apontaremos as nossas propostas, guiadas por um pensamento ecológico, de soberania energética, alimentar e hídrica e todas as demais questões importantes para a vida do povo, com leis justas e respeito à Mãe Terra. Este projeto deve ser apresentado de forma clara e apropriada para a sociedade.

– É necessário o permanente cultivo dos princípios que desejamos para a nova sociedade, tais como a solidariedade, companheirismo, internacionalismo, sustentabilidade, igualdade com respeito às diferenças, anti-racismo, feminismo, ecologismo, negação das guerras;

– É necessário seguir com o processo de construção de uma análise conjunta entre as organizações envolvidas com o tema da água, energia e alimentos, além de avançar nas articulações e lutas unitárias entre essas organizações.

 Alimento, Água e Energia não são mercadorias!

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro