MAB realiza ato em frente à Companhia Energética do Maranhão

Atingidos protestam contra aumento da luz e má qualidade do serviço de energia elétrica no estado Nesta terça-feira (14), Dia Internacional de Luta contra as Barragens, cerca de 350 pessoas […]

Atingidos protestam contra aumento da luz e má qualidade do serviço de energia elétrica no estado


Nesta terça-feira (14), Dia Internacional de Luta contra as Barragens, cerca de 350 pessoas ameaçadas por projetos de barragens na bacia do rio Parnaíba, realizam ato em frente à Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), na cidade de Timon (MA), para cobrar o acesso e melhoria no serviço de energia elétrica, denunciar as altas tarifas cobradas pela empresa e também denunciar o desrespeito no tratamento às comunidades.

A CEMAR pertence ao setor da economia (distribuição de energia) de maior PIB em 2016. Isso garante à companhia a posição de 75° maior empresa em receita líquida do Brasil (num ranking de 1000 maiores) e de 10° em rentabilidade do setor elétrico, com crescimento da receita líquida em 466% entre 2003 e 2015. Mesmo sendo uma das empresas de maior rentabilidade, a CEMAR fornece um dos piores serviços de energia elétrica do país.

Segundo lideranças da comunidade de Baixão Grande, município de Parnarama (MA), é muito comum faltar energia elétrica na comunidade. “Muitas famílias passam de três a quatro dias e até uma semana sem acesso a energia”, afirma.

Neste momento, militantes do movimento e lideranças das comunidades participam de reunião com os responsáveis pela empresa CEMAR, na qual apresentam os principais pontos de reivindicação das comunidades.

Os atingidos seguem para a cidade de Teresina (PI), onde será realizada uma grande marcha em defesa da previdência social, contra a privatização das estatais de água e energia do estado do Piauí, além das pautas locais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro