MAB ocupa sede da CEMIG em Belo Horizonte

O Movimento dos Atingidos por Barragens em Minas Gerais inicia a jornada do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida. Cerca de 300 […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens em Minas Gerais inicia a jornada do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida. Cerca de 300 atingidos ocuparam na manhã desta segunda-feira (13) a sede da Companhia Elétrica de Minas Gerais – CEMIG, em Belo Horizonte. Os atingidos estão no prédio para pressionar o Governo de Minas Gerais a atender a pauta da população que sofre com a construção dos grandes usinas hidroelétricas.

A CEMIG é o símbolo do sistema energético de Minas Gerais e está inteiramente envolvida com a pauta dos atingidos. Entre as reivindicações estão à situação dos atingidos pela barragem de Irapé, no Vale do Jequitinhonha. Após a inauguração da UHE da estatal, em 2006, a população que vive abaixo da barragem sofre com água contaminada, pesca comprometida, extinção de peixes, agricultura sem produção.

Outra barragem da CEMIG é a UHE de Aimorés, no leste do Estado. Desde sua inauguração, também em 2006, existem pendências com a população atingida. “A cidade de Itueta foi totalmente alagada e reconstruída sem a autonomia e participação dos atingidos nas residências e local onde viverão pelo resto de suas vidas. Hoje, o que ficou para os atingidos foi a estrutura de uma cidade fantasma e sem identidade regional”, afirma Letícia Oliveira, da Coordenação Estadual do MAB. 

Atingidos pela barragem de Fundão, que pertencem a Samarco Mineração S/A, Vale e BHP Billiton, de toda a bacia do Rio Doce estarão denunciando o quanto o Governo de Minas Gerais é refém das mineradoras. Ao assinar acordos com as empresas em a participação integral dos atingidos, o Governo tem se mostrado cúmplice das mineradoras no estado.

“Hoje viemos dar nosso recado para o Governo de Minas Gerais, que até hoje não atendeu a pauta dos atingidos por barragens. Incluímos também a Assembleia Legislativa, pois anteprojeto de lei que institui a Política Estadual dos atingidos por barragens e outros empreendimentos (Peabe), foi o único do executivo a não ser aprovado pela casa. Precisamos saber quais os interesses que envolvem a não garantia dos direitos dos atingidos por barragens no Estado”, afirmou Thiago Alves, da Coordenação Estadual do MAB. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens celebra no dia 14 de março o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens. Nesta data acontecerão diversas manifestações em todo o Brasil, denunciando o desrespeito e o descaso sofrido pelos atingidos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro