Seminário debate alimentos, água e energia nos Estados Unidos

  No marco do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, iniciou nesta manhã (12 de março), na cidade de Newark, nos Estados Unidos, o 2º Seminario Internacional Alimentos, Água […]

 

No marco do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, iniciou nesta manhã (12 de março), na cidade de Newark, nos Estados Unidos, o 2º Seminario Internacional Alimentos, Água e Energia não são mercadorias. O Seminário é organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens e pelo Comitê Estadunidense de Solidariedade ao MAB.

Nesta ocasião, organizações dos Estados Unidos são os anfitriões do seminário que reúne 32 organizações entre sindicatos, movimentos sociais, acadêmicos, organizaciones por justica climática, soberania alimentar e indígenas. Entre os países presentes estão o Brasil, os Estados Unidos, País Basco, Canadá, Colombia, México, Bolívia, Congo, Equador, Espanha e Irlanda.

Este seminário dá continuidade ao seminario realizado em Bilbao, no País Vasco, em 2013, cujo objetivo principal é compartilhar as análises de conjuntura a partir de diferentes lugares do mundo com problemas parecidos, entre eles golpes de estado, fascismo, aumento da desigualdade e da pobreza, tanto em países do sul, como do norte. Além disso, o enfoque sobre a água, a energía e os alimentos e a atuação das grandes transnacionais na expropriação dessas riquezas em cada um dos países é uma das temáticas que perpassa o seminario.

O seminário continua até o dia 14, quando se fará um ato no rio que percorre a cidade de Newark para marcar o Dia Internacional de Lutas contra as represas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro