Atingidos pela Samarco ocupam linha da Vale no Espírito Santo

Atividades acontecem no Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens, pelos Rios, pelas Águas e pela Vida Foto: Thais Gobbo Desde o início da manhã desta terça-feira (14), atingidos pela […]

Atividades acontecem no Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens, pelos Rios, pelas Águas e pela Vida

Foto: Thais Gobbo

Desde o início da manhã desta terça-feira (14), atingidos pela Samarco no Espírito Santo, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ocupam a linha de trem da mineradora Vale, em Colatina.

Pescadores, meeiros e agricultores das cidades de Linhares, Aracruz, São Mateus, Colatina e Baixo Guandu estão nos trilhos para denunciar os desmandos da Vale, por meio da Fundação Renova, na vida dos atingidos.

Os atingidos pedem o reconhecimento como atingidas as comunidades de Foz Norte e Foz Sul, que contém milhares de famílias e a assessoria técnica em toda a Bacia do Rio Doce indicada pelos atingidos.

O crime cometido no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana (MG), pelas mineradoras BHP Billiton, Samarco e Vale, ocasionou a morte de 19 pessoas e provocou um aborto, além de contaminar mais de 600 quilômetros de rios e parte do litoral brasileiro. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro