MAB lança exposição de Arpilleras em Rondônia

A exposição, que já passou pelo Memorial da América Latina (SP), chega agora ao Museu da Memória, na Universidade de Rondônia (UNIR) No último sábado (7), durante a II Semana […]

A exposição, que já passou pelo Memorial da América Latina (SP), chega agora ao Museu da Memória, na Universidade de Rondônia (UNIR)


No último sábado (7), durante a II Semana de Artes e Cultura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou a exposição “Arpilleras: Bordando a Resistência”, no Museu da Memória, antigo Palácio do Governo de Porto Velho (RO), palco de diversas lutas dos atingidos no passado.

A exposição foi reinaugurada com a Roda de conversa “Gênero, Cultura e Sociedade: Dignidade e resistência das Mulheres”, na qual as atingidas denunciaram a injustiça do caso da morte da militante do MAB, Nicinha, assassinada no começo do ano.

Recentemente, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o assassinado de defensores de direitos humanos, incluindo a de Nicinha, e cobrou do estado brasileiro justiça e a proteção aos defensores. “A Comissão Interamericana lembra que o Estado tem obrigação de iniciar uma investigação sobre eventos dessa natureza, e punir os autores materiais e intelectuais. Nesse sentido, sobre o assassinato dos defensores, as investigações devem seguir a hipótese de que esses assassinatos foram cometidos dado a conexão com os trabalhos na defesa dos direitos humanos”, afirma a nota da CIDH.

De acordo com Creuza, militante do MAB em Rondônia, não somente as mulheres do campo são atingidas e a luta é o elemento garantidor de mínimos direitos, principalmente das mulheres. “O caso da Nicinha revela o quão machista e patriarcal é nossa sociedade”, afirmou.

Durante a semana serão realizados debates e mesas de diálogos no espaço do Museu da Memória.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro