Mobilizações param o Brasil contra o golpe

Organizados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, atos ocorrem em todas as regiões do país contra o impeachment da presidente Dilma; militantes do MAB se somam em […]

Organizados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, atos ocorrem em todas as regiões do país contra o impeachment da presidente Dilma; militantes do MAB se somam em atividades de pelo menos 14 estados.


O dia não clareou com os raios de sol, mas com as chamas de pneus queimados simultaneamente nas cinco regiões do Brasil. No início da manhã desta terça-feira (10), “Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia e dos Direitos Trabalhistas”, diversos atos denunciaram o que consideram um golpe: a tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Organizados pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, os atos incluíram passeatas, trancamentos de ruas e rodovias e paralisação em escolas, universidades e indústrias. Este dia unificado de lutas pretende demonstrar a resistência que ocorrerá frente a um possível governo de Michel Temer.

Atingidos por barragens participaram, até o início da tarde, de atividades em pelo menos 14 estados do país. Para a coordenadora nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Liciane Andrioli, a classe trabalhadora precisa sair às ruas para demonstrar que os empresários terão prejuízo econômico caso o impeachment se consuma. “Precisamos parar a produção, rodovias e cidades para mostrar aos golpistas da FIESP e de todas as organizações patronais do Brasil que a resistência será muito grande caso eles continuem com esse golpe”, afirmou.

Confira os atos que tiveram participação do MAB pelo país:

Espírito Santo


Movimentos populares fizeram um ato no centro de Vitória (ES), para denunciar o golpe contra a democracia. A atividade foi marcada por forte repressão da PM.

Minas Gerais


Movimentos populares ligados à Frente Brasil Popular trancaram, no início da madrugada, a BR 040, em Congonhas (MG), que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. A BR 251, entre os municípios de Salinas e Montes Claros, também ficou paralisada no início da manhã, assim como a BR 166, no município de Manhuaçu.

Rio de Janeiro


No Rio de Janeiro, o Movimento dos Atingidos por Barragens participou, no início da manhã, de atividade na refinaria Duque de Caxias, juntamente com petroleiros da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e outros movimentos sociais. As atividades seguem a tarde.

São Paulo


Em São Paulo, diversas vias foram bloqueadas no início da manhã. Uma delas, a Avenida 23 de maio, que liga as zonas Norte e Sul da capital paulista, ficou fechada por cerca de 40 min (das 6h20 às 7h).

Paraná


No sudoeste do Paraná, cerca de 300 atingidos e integrantes do Fórum das Entidades do Campo e da Cidade, ocuparam a BR 163, que fica entre os municípios de Realeza e Capitão Leônidas Marques. Os atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, em conjunto com outras organizações, protestaram contra o golpe e reivindicaram a indenização justa pelos preços das terras e reassentamento para as famílias.

Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Aproximadamente 200 atingidos, junto com outros movimentos populares ligados à Frente Brasil Popular, trancaram no início da manhã BR 153, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atingidos paralisam SC 480.

Bahia


Na Bahia, integrantes da Frente Brasil Popular trancaram a ponte que liga os municípios de Santa Maria da Vitória e São Félix.

Ceará


Desde o inicio da manhã dessa terça-feira (10), 300 militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) interditam, desde o início da manhã, a CE-060 no município de Aracoiaba (CE), na região do Maciço de Baturité, a cerca de 80 km de Fortaleza.

Paraíba


Na Paraíba, a paralisação foi na BR230, sentido João Pessoa à Campina Grande. A mobilização acontece desde as 7 horas da manhã.

Piauí


No início da manhã, o MAB trancou a BR 343, que liga as cidades de Amarante e Floriano, no Piauí.

Tocantins


No Tocantins, atingidos fecharam a BR Belém – Brasília.

Pará


No oeste do Pará, atingidos e ameaçados pelos projetos do capital para a Amazônia (hidrelétrica, mineração, agronegócio), bloqueiam a BR 163 (Cuiabá-Santarém), paralisando o “corredor da soja”.

Rondônia

Militantes da Frente Brasil Popular trancaram a BR 364, em Candeias do Jamary (RO), para denunciar o golpe e cobrar o passivo histórico com os atingidos pela Usina Hidrelétrica de Samuel.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro