Atingidos bloqueiam BR 163 no sudoeste do Paraná

Cerca de 250 atingidos por barragens (MAB) e integrantes de organizações da Frente Brasil Popular (FBP) realizam bloqueio da BR 163, próximo a ponte do Rio Iguaçu, no município de […]

Cerca de 250 atingidos por barragens (MAB) e integrantes de organizações da Frente Brasil Popular (FBP) realizam bloqueio da BR 163, próximo a ponte do Rio Iguaçu, no município de Realeza, no Paraná. A rodovia liga as regiões oeste e sudoeste do estado.

As pautas da mobilização são: garantia de direitos dos atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu; plano de desenvolvimento regional; defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora.

A UHE Iguaçu está sendo construída há quase três anos e até o momento o consórcio Geração Céu Azul (Neoenergia e Copel) ainda não apresentou proposta de indenização que garanta um preço justo aos atingidos. Além disso, também não apresentou áreas para reassentamento. Os atingidos reclamam que a empresa tem cancelado as reuniões de negociações que haviam sido marcadas e tem agido no sentido de pressionar as famílias a permitirem a entrada de funcionários e técnicos.

Segundo Ailton Padinha, da coordenação do MAB, “a empresa vem empurrando as negociações com os atingidos com a barriga, a situação beira ao caos, não apresentam propostas concretas e nem condizentes com a realidade. É um absurdo, um crime que uma empresa que prometeu desenvolvimento para o povo tem promovido apenas sofrimento, angústia e ansiedade”.

Na semana passada, o consórcio composto pela Neoenergia e pela Copel cancelaram reunião de negociação com os atingidos marcada para hoje, dia 10.

O protesto segue durante a tarde dessa terça-feira (10). 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro