Mulheres do Tapajós apresentam suas reivindicações

Em seminário, organizações das mulheres questionam modelo de desenvolvimento pensado para o Tapajós e constroem pauta de reivindicações Aconteceu na tarde do dia 8 de março o seminário “Mulher levantando […]

Em seminário, organizações das mulheres questionam modelo de desenvolvimento pensado para o Tapajós e constroem pauta de reivindicações

Aconteceu na tarde do dia 8 de março o seminário “Mulher levantando a bandeira de seus direitos”, que reuniu 120 mulheres no Rotary Clube de Itaituba (PA). A atividade foi construída pelas mulheres de diversas organizações da região, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Grupo de Apoio à Mulher Itaitubense (Gami), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaituba, Rotary Clube, Clube de Mães Santana, Ação Sorriso e Sindisaúde.

O seminário está estre as atividades do projeto realizado pelo MAB em parceria com a Christian Aid e apoio da União Europeia para o empoderamento das mulheres na região do Tapajós. Na atividade, foram discutidas questões relacionadas aos direitos da mulher historicamente negados, mas que aos poucos vem sendo conquistados através de muita luta e organização.

No painel sobre Violência contra Mulher, Jair Rodrigues, escrivão da delegacia da mulher de Itaituba, fez uma exposição sobre as diversas formas de violência contra a mulher no município e relatou sobre o número alarmante de ocorrências, sem falar nas mulheres que não comparecem para registrar um boletim de ocorrência. Também ressaltou a falta de condições estruturais para oferecer um atendimento digno às mulheres vítimas de violência, pois a delegacia da mulher ainda não está funcionando em prédio próprio.

Na parte da manhã, as mulheres fizeram um protesto na sede da Celpa/Equatorial, distribuidora de energia do Pará, para denunciar que o alto preço da tarifa agride principalmente as mulheres. Essa denúncia foi feita pelas mulheres atingidas por barragens em todo o Brasil nas sedes das distribuidoras estaduais, como parte da Jornada de Lutas do MAB.

Devido a este tema, Moisés Aguiar, do Procon, foi convidado a participar do seminário. Ele afirmou que 65% das denúncias registradas pelo órgão são contra a Celpa. A entidade aplicou uma multa de R$ 225 mil contra a empresa.

Gizely Sousa Moura, do MAB, falou sobre o modelo energético: “Somos o segundo estado que mais produz energia no Brasil e onde estão os maiores projetos de hidrelétrica. Apesar disso, o Pará é um dos que mais sofre com a falta é a má qualidade da energia e ainda por cima pagamos a quarta tarifa mas cara do brasil, atrás apenas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo”.

Ao final da atividade, as mulheres redigiram uma carta com suas reivindicações para entregar às autoridades. Esses pontos compõem a agenda de luta das mulheres da região no próximo período.

Leia a seguir a carta:

 

Dia internacional de luta das mulheres – 2016

Carta das mulheres do Tapajós

Considerando que a região de Itaituba vem crescendo nesses últimos anos, e que há um conjunto de grandes projetos (portos, barragens e outros) para essa região em nome do “desenvolvimento”, constatamos que mulheres estão sofrendo violação de seus direitos nas comunidades atingidas pelos portos e onde se pretende construir a hidrelétrica de São Luís do Tapajós.

Um “desenvolvimento” que viola direitos humanos e que não possibilita qualidade de vida para a população local deve ser questionado, por isso perguntamos: “desenvolvimento para quê e para quem?”.

Para que o “desenvolvimento” signifique de fato melhoria da qualidade de vida, as mulheres vêm exigir das autoridades o que se segue:

– Na área da segurança pública: 

* Construção de uma casa de abrigo para mulheres vítimas de violência;

* Profissionais para um atendimento de qualidade às mulheres vitimas de violência;                    

* Que a justiça seja rigorosa, desvendando e punindo, conforme a Lei do Feminicidio, os que cometeram crimes de violência contra a mulher;

* Reestruturação e funcionamento urgente da delegacia da mulher.

2 – Na área da saúde:

* Inauguração da unidade de pronto atendimento (UPA), para melhorar a qualidade de saúde das mulheres;

* Campanhas mais efetivas contra o câncer de mama e do colo uterino e outras doenças que afetam as mulheres, como a zika, supostamente relacionada a problemas de má formação na gravidez;

* Aquisição de um aparelho de mamografia para a Casa de Saúde da Mulher;

* Convênios para que as mulheres carentes sejam atendidas pelo serviço público de saúde, até que seja disponibilizado o mamógrafo.

3 – Na área social:

* Elaboração de um Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres do Campo e da Cidade;

* Reativação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres;

* Acesso às políticas públicas para as mulheres da zona rural, assistência técnica e qualidade das estradas;

* Cumprimento da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que prevê a consulta prévia, livre e informada, para as comunidades que serão atingidas pelas barragens do complexo hidrelétrico do Tapajós, priorizando mulheres ribeirinhas que estão sofrendo violações de direitos.

É como ar de descontentamento, mas com o sentimento de esperança, que mais uma vez manifestamos nossa indignação e exigimos que os direitos das mulheres sejam garantidos.

Assinam esse documento as organizações que construíram o seminário e todas as mulheres que participaram da programação deste 8 de Março de 2016.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro