Alerta aos atingidos por barragens

Frente ao atual momento extremamente delicado, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca todos atingidos e atingidas por barragens no Brasil para se manterem em permanente alerta e em […]

Frente ao atual momento extremamente delicado, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca todos atingidos e atingidas por barragens no Brasil para se manterem em permanente alerta e em luta.

Em meio à crise do capitalismo, as classes mais ricas estão colocando em curso um plano que tem como objetivo tomar os recursos naturais do povo brasileiro, reduzir o ganho dos trabalhadores para explorar mais, privatizar empresas públicas e retirar direitos do povo.

Fica cada vez mais claro que estão violando a constituição, agindo na ilegalidade e criando um “estado de exceção” para perseguir a luta da classe trabalhadora e criminalizar as lideranças populares. Não temos dúvida que está em curso um golpe contra a democracia e contra o povo, que envolve empresários, mídia, judiciário e a direita com apoio de setores do imperialismo.

O ataque aos trabalhadores e trabalhadoras tem se intensificado nos últimos dias. Assassinatos, prisões, ameaças, “denúncias” e perseguição política estão se tornando cada vez mais intensos.

A direita fará de tudo para seguir adiante com seu plano de golpe. Nada devem ser descartados, inclusive, atos criminosos e de sabotagens, para dar legitimidade a seus planos.  

O judiciário, em especial as polícias, tem agido cada vez mais como “polícia política” para atacar os trabalhadores e proteger a classe rica.

Os atingidos por barragens, por enfrentar grupos poderosos de empresas internacionais e por denunciar o alto preço da energia elétrica, será foco de perseguição cada vez maior. As lideranças populares devem seguir firmes na luta contra todos os atos de injustiças e autoritarismo.

Devemos seguir atentos e tomar todas as medidas de proteção contra os ataques do capital. Devemos intensificar o trabalho junto ao povo. Colocar força na construção das lutas conjuntas.  Neste momento, colocar esforço para construir grandes lutas dos trabalhadores e trabalhadoras no dia 18.

Nossa luta é justa, legítima e necessária. É por lutarmos por justiça e liberdade do povo contra a opressão do capital, que seremos sempre vitoriosos.

Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens.

São Paulo, 11 de março de 2016.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro