Encontro reúne atingidos pela Samarco pela primeira vez após tragédia

Pela primeira vez após a tragédia provocada pela mineradora Samarco (Vale/BHP Billiton), as comunidades atingidas puderam se reunir em um “encontrão” nesta quinta-feira (19) na cidade de Mariana (MG). A […]

Pela primeira vez após a tragédia provocada pela mineradora Samarco (Vale/BHP Billiton), as comunidades atingidas puderam se reunir em um “encontrão” nesta quinta-feira (19) na cidade de Mariana (MG). A atividade foi organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Arquidiocese de Mariana e Ministério Público Federal.

A atividade durou todo o dia no clube CVDR. Na abertura, o bispo da Arquidiocese, Dom Geraldo Lyrio, falou da importância dos atingidos se organizarem para lutar por seus direitos. “Nós fomos atingidos juntos e temos que permanecer juntos. A união faz a força”, afirmou.

Na atividade, os moradores dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu puderam confraternizar, almoçar junto, nadar na piscina e jogar bola. “Estamos reencontrando os moradores da comunidade, tem muita gente aqui que eu não tinha visto mais depois da tragédia, está sendo bom para a gente se entreter e esquecer um pouco do sofrimento”, afirmou Marcelo Felício, morador de Bento Rodrigues.

Luzia Queiroz, de Paracatu de Baixo, também gostou da atividade: “É difícil ter alguma coisa assim para nós aqui em Mariana, eu gostei porque a gente está se distraindo, muita gente não está pronta ainda para falar do que aconteceu.”

Brigada de solidariedade

Também foi apresentada a brigada de militantes do MAB que está na região para contribuir na organização dos atingidos. São jovens de São Paulo, Bahia, Rondônia, Ceará, Paraná e outros locais de Minas que estão na região para fazer esse trabalho. “Nós também fomos atingidos, passamos por uma situação semelhante a que vocês estão passando. Nós não viemos aqui porque ninguém mandou, mas porque nós entendemos a importância de ajudar na organização”, afirmou o militante do MAB Davi Freitas, atingido pela barragem de Castanhão, no Ceará.

“Eu não conhecia esse Movimento, vim a conhecer aqui, mas estou vendo que é bom, porque a gente não sabia o que fazer, mas agora apareceu gente para ajudar e eu acho que pode dar certo”, falou Célis Vieira, de Bento Rodrigues.

Encontro reúne atingidos pela Samarco

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro