Uma cidade destruída pela lama

Quando a lama das barragens da Samarco (Vale/BHP Billiton) chegou à sede do município de Barra Longa, eram por volta de 2h, ou seja, quase 10 horas após o rompimento. […]

Quando a lama das barragens da Samarco (Vale/BHP Billiton) chegou à sede do município de Barra Longa, eram por volta de 2h, ou seja, quase 10 horas após o rompimento. Ainda assim, os moradores foram pegos de surpresa. Em depoimentos, eles contam que a empresa não informou à população dos riscos e nem prestou socorro para a remoção das famílias.

“Desceu um particular avisando, mas ninguém acreditou que vinha nesse nível não. Se fosse a Samarco [avisando] era outra coisa”, reclama Raimundo Fernandes, vice-presidente da Associação do Bairro Morro Vermelho. Ele mostra os estragos feitos pela lama na sede da entidade, local utilizado para festas e outras atividades, à beira do rio Carmo, hoje um rio de lama. “Dezessete anos para construir e em três horas tudo acabou”.

Raimundo e a sede da Associação do Bairro Morro Vermelho

Antônio Rizo, dono de um restaurante e pousada, faz um relato ainda mais preocupante. Conta que chegou a telefonar para a empresa após a meia-noite e ouviu de seu funcionário que a enchente não chegaria até ali. Menos de duas horas depois, a lama tomou conta de seu estabelecimento e residência, localizado próximo à praça da cidade – que antigamente era motivo de orgulho para seus moradores, mas agora está completamente tomada pela lama. “A Samarco é uma máquina de destruir sonhos”, disse.

O desatre desalojou mais de 130 famílias no município de 7 mil habitantes. Diferente dos atingidos nos distritos de Mariana, em Barra Longa, os desabrigados não foram para hotéis. Até a tarde de ontem (17 de novembro), a empresa havia alugado 35 casas para alojar as famílias.

Em uma assembleia realizada ontem na igreja, uma moradora que chegou à cidade há apenas quatro meses e perdeu todos seus móveis novos reclama que a empresa ainda não havia entregado o kit mobiliário. Ela tem apenas o colchão para dormir em cima (no total, foram 1000 comprados pela empresa e outros tantos fruto de doação). A escola voltaria a funcionar hoje, mas ela já mandou seus filhos para a casa da mãe, em outra cidade.

A praça de Barra Longa, tomada pela lama

Uma moradora do povoado de Gesteiro conta que há 16 famílias desabrigadas ali. O povoado ficou isolado da sede da cidade, pois seu acesso por terra ficou destruído. A empresa abriu um acesso alternativo, mas a este foi “prejudicado pela chuva”.

Outro morador da área rural reclama da falta de suporte para os produtores, que tiveram perdas com o soterramento dos pastos, a perda da produção leiteira e a morte dos animais. A assistência da Samarco é desastrosa. Chegaram a comprar ração de cavalo para o gado, ele reclama. O funcionário da empresa presente na reunião queixa-se de que eles não têm experiência “em agronegócio” e estão esperando apoio da Embrapa e da Emater.

Esse mesmo representante da Samarco afirma que há no momento 270 funcionários da empresa atuando na reconstrução do município (embora a impressão visual seja de que a grande maioria das pessoas na limpeza das ruas seja de voluntários ligados às igrejas e os próprios moradores).

Uma moradora mais antiga queixa-se da falta de assistência da empresa. “No domingo só tinham cinco funcionários da empresa aqui e duas carriolas”. Pelas ruas da cidade, se vê um monte de caçambas cheias de lamas paradas nas ruas –algo inusitado para a cidade que sempre teve fama de pacata, limpa e organizada, conta um padre que viveu ali no começo dos anos 90. Moradores reclamam que “para fazer o mineroduto, a empresa colocou três turnos, mas para reconstruir Barra Longa, é só um”. O funcionário da Samarco (Vale/BHP Billiton) afirma que é para não “atrapalhar o sono dos moradores”.

Os moradores também cobraram informações sobre a segurança das demais barragens da mineradora, devido às informações veiculadas pela imprensa desde o fim de semana que outras duas, Santarém e Germano, estão em risco de estourar. “A barragem [de Germano] está sendo monitorada e estão sendo feitos reforços, mas a avaliação técnica é que não há nenhum problema em sua estrutura”, afirmou. Enquanto isso, diretores da empresa admitiam em coletiva de imprensa que há risco de ruptura nas barragens.

Iris Ferreira, moradora

A moradora Iris Ferreira mostra os estragos feitos em sua casa, já com os cômodos todos vazios. Artesã, ela conta que perdeu R$ 40 mil em materiais de bordado. Ela e seu marido não tiveram tempo de sair quando a lama chegou, subiram para a cobertura da casa e lá ficaram até serem resgatados no dia seguinte. Na tarde de ontem, Iris tentava resgatar alguns móveis e mostrava outros quebrados. Só as orquídeas, penduradas no teto da varanda, ficaram intactas.

Barra Longa: uma cidade destruída pela lama

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/11/2015

Decisão