MAB organiza seminário internacional “Mulheres em Luta: Bordando a Resistência”

O seminário faz parte da programação da exposição de Arpilleras no Memorial da América Latina Teve início na manhã de hoje (19) o Seminário Internacional “Mulheres em Luta: Bordando a […]

O seminário faz parte da programação da exposição de Arpilleras no Memorial da América Latina

Teve início na manhã de hoje (19) o Seminário Internacional “Mulheres em Luta: Bordando a Resistência”. Mulheres de todo o país e de diversos países da América Latina se reuniram no prédio da Biblioteca Victor Civita, no Memorial da América Latina, para debater temas referentes aos direitos das mulheres na realidade atual.

A mesa de abertura contou uma presença especial, Amelinha Teles, ex-presa política e militante histórica da luta das mulheres no Brasil.

Amelinha, que foi torturada durante a ditadura e teve familiares sequestrados, contou um pouco de sua história, traçando um paralelo com os dias atuais:

“Tive meus filhos de 5 anos de idade sequestrados pela ditadura, vi minha irmã grávida sendo presa. Fui torturada no prédio do DOI – COD, e o que tenho a dizer, é que a ditadura ainda não acabou”, afirmou.

Ela teve seu primeiro contato com as arpilleras durante os anos da ditadura, em que conheceu companheiras chilenas que a apresentaram a técnica.

Sobre a luta das mulheres, Amelinha afirmou que o feminismo em si possui diferenças.

“Cada mulher tem um feminismo. Obviamente a violência que uma mulher branca sofre é diferente de uma mulher negra, de uma mulher rica e uma mulher pobre. A luta das mulheres nunca pode estar desassociada da luta por igualdade social”, analisou.

Nessa mesma linha, a coordenadora nacional do MAB, Sonia Mara, completou:

“Hoje, vivemos uma situação muito difícil na conjuntura, sobretudo para a classe trabalhadora. Essa situação é ainda mais grave para as mulheres. Por esse motivo, devemos lutar por nossos direitos em todos os sentidos e sobretudo para a construção de um projeto popular não só para as mulheres, mas para toda a classe trabalhadora”, afirmou.

A programação da exposição “Arpilleras: Bordando a Resistência” segue até o final dessa semana. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro