Atingidos pela hidrelétrica Sinop protestam no Mato Grosso

Os manifestantes contestam o caderno de preços, que estabelece indenizações das benfeitorias com valores inferiores aos preços reais. Atingidos do assentamento Gleba Mercedes 5 se reuniram, na última sexta-feira (16), […]

Os manifestantes contestam o caderno de preços, que estabelece indenizações das benfeitorias com valores inferiores aos preços reais.

Atingidos do assentamento Gleba Mercedes 5 se reuniram, na última sexta-feira (16), em frente ao Ministério Público Federal (MPF) de Sinop (MT) para pressionar a procuradoria local e a Companhia Energética Sinop (CES) pelo descumprimento dos acordos estabelecidos em reuniões anteriores com os atingidos pela Usina Hidrelétrica Sinop.

A CES não cumpriu os prazos estabelecidos pelo MPF em relação à apresentação da revisão do caderno de preços, o levantamento físico de benfeitorias e a divulgação de documentos no portal da transparência da empresa concessionária. Esses prazos estão atrasados há mais de dois meses.

O caderno de preços, por exemplo, estabelece o valor de R$ 36 por cada pé de laranjeira nos sítios atingidos. Em comparação com o preço comercial dessa fruteira, com o mesmo potencial de produção, porte, idade e em fase de produção, na região, o preço é irrisório.

O mesmo Caderno de Preços estabelece o preço de apenas R$ 20,00 na ‘moita’ de banana, com média de seis troncos, que, no total chega a produzir, em média, 40 quilos.

“A parte das benfeitorias e terras é quase um enigma, cheio de normas, regras que pouca gente entende”, afirmou o militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Daniel.

O atingido da Gleba Mercedes 5, Jairo, disse que o processo jurídico é moroso, e o jeito de garantir os direitos dos atingidos é “fazer mobilização, fazer luta, pressionar. Se não for assim, a CES não olha pra gente.”

Ficou acordado que a CES ira apresentar o caderno de preços no dia 27 de outubro à toda comunidade atingida do assentamento gleba Mercedes 5 para começar a definir os valores e os prazos para indenização.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro