Atingidos por Sinop fazem audiência com empresa e Incra

No dia 14 de julho atingidos pela UHE-Sinop, assentados, meeiros, e organizações parceiras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniram na câmara de vereadores do município de Sinop. […]

No dia 14 de julho atingidos pela UHE-Sinop, assentados, meeiros, e organizações parceiras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniram na câmara de vereadores do município de Sinop. De um lado estavam representantes da empresa, Companhia Energética Sinop S/A (CES) e superintendente do INCRA do estado e, do outro, os atingidos exigindo seus direitos. A reunião foi intermediada pela procuradora federal Flavia Cristina Torres.

Os atingidos dos assentamentos 12 de Outubro e Gleba Mercedes 5 exigem a apresentação da área para o reassentamento; esclarecimentos e apresentação do caderno de preços.  O Incra precisa realizar o resultado das vistoria das áreas e ainda apresentar o termo de parceria com a CES esclarecendo a forma como se dará as indenizações.

A empresa diz que vai reassentar apenas os que forem atingidos acima de 50% dos seus lotes e que são apenas 46 atingidos, a grande maioria 166 famílias serão parcialmente atingidos e ainda não tem a certeza se poderão receber por suas terras. 

Na audiência ficou definido que a CES apresentará o que ela já tem feito para iniciar as indenizações das famílias e os atingidos vão levar uma proposta do que eles querem receber em uma próxima reunião.

“O que nos deixou muito indignados é que a empresa até então vinha nos dizendo que iriamos receber o mesmo tamanho da terra que temos hoje (74 hec.), agora a empresa vem nos dizer que vamos receber apenas 15 hectares, aonde vou colocar meu gado?” Questiona Jacinta, atingida da Gleba Mercedes. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro