Aos lutadores e lutadoras ameaçados pela barragem de Itapiranga

Queridos lutadores e lutadoras que a tantos anos resistem e seguem firmes na luta contra a hidrelétrica de Itapiranga. Esperamos que todos e todas estejam bem e sigam firmes nesta […]

Queridos lutadores e lutadoras que a tantos anos resistem e seguem firmes na luta contra a hidrelétrica de Itapiranga. Esperamos que todos e todas estejam bem e sigam firmes nesta luta.

Não temos dúvida nenhuma, que a Vossa luta, é uma luta de todos os atingidos por barragens do Brasil.

São mais de 30 anos de luta, que as famílias desta região não mediram esforços para defender os interesses de todas as famílias, comunidades e municípios e porque não do povo brasileiro. São 30 anos que o povo segue vitorioso, mesmo que em muitos momentos muitas lideranças são perseguidas, ameaçadas e processadas. Mas o povo segue firme, assim como deve ser feito.

A resistência e luta dos atingidos na região de Itapiranga tem sido exemplo para muitos lugares do Brasil e do mundo. A vitória deste povo, é também uma vitória de todos os atingidos por barragens do país.

A coordenação nacional do Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) não pode se fazer presente neste dia (02) tão importante de luta, no entanto, através desta carta gostaríamos que chegasse nossa mensagem à todos homens, mulheres e crianças ameaçados por esta usina e a todos apoiadores da luta justa e necessária contra a hidrelétrica de Itapiranga.

Nosso país empilha inúmeros exemplos negativos no tratamento aos atingidos por barragens. Milhares de pessoas têm sido vítimas de constantes agressões e violações de direitos humanos em diversas partes do país. Um relatório oficial do governo comprovou que construir barragens no Brasil, significa a violação constante de 16 direitos fundamentais. Tem sido um padrão nacional de violações. Até hoje no país, os atingidos não possuem direito aos seus direitos. Tem dinheiro aos empresários, mas não há direitos aos atingidos.

As barragens geram altas taxas de lucro aos seus donos e tudo é enviado como remessa de lucro para fora do país. Enquanto o BNDES financia as usinas com o dinheiro público e as usinas geram bilhões de lucro, os atingidos perdem seus direitos, as comunidades ficam desestruturadas, os municípios ficam mais empobrecidos. A riqueza vai se embora e a população local paga a conta. Não bastasse, a população brasileira é obrigada a pagar uma das tarifas mais altas do mundo e recebe energia de péssima qualidade. Enquanto grandes consumidores de energia recebem energia quase de graça. Perguntamos: Energia para que? e para quem?

No próximo período, o MAB estima que as contas de luz terão grandes aumentos em função da especulação que muitas empresas vem fazendo com a venda de energia elétrica, chegando a cobrar 25 vezes mais cara do que deveriam e tudo será repassado em futuros aumentos. Nossa estimativa que estes aumentos podem chegar até 30%.

Os atingidos por barragens, tem o direito de lutar contra a usina de Itapiranga. Sem pedir licença para ninguém. A luta dos atingidos, é uma luta contra as constantes agressões que temos sofrido diariamente pelas empresas e governos que constroem as barragens e violam nossos direitos.

Por isso, reafirmamos nosso total apoio e compromisso com a luta dos atingidos e atingidas pelo projeto de barragem de Itapiranga. Esperamos que Todos sigam firmes e fortes até a vitória.

Forte abraço e boa luta.

São Paulo, 02 de abril de 2014.

Assina: Coordenação Nacional do MAB

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro