MAB cobra medidas estruturantes de ministros em Brasília

Integrantes da coordenação nacional do MAB da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Ceara, Tocantins e Rondônia se reuniram com os ministros da Integração Nacional e da Secretaria Geral da Presidência da […]

Integrantes da coordenação nacional do MAB da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Ceara, Tocantins e Rondônia se reuniram com os ministros da Integração Nacional e da Secretaria Geral da Presidência da República para cobrar agilidade nas pautas do movimento

Nesta quinta-feira (04), integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniram com os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Francisco Teixeira, do Ministério da Integração Nacional, com Presidente da CODEVASF e com o Secretário de Irrigação para entregar a pauta de reivindicações do movimento e cobrar agilidade nos encaminhamentos.

Entre as pautas nacionais foi discutida a importância do Ministério da Integração Nacional fazer parte da Frente Interministerial que participa da elaboração da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

Esta é uma demanda antiga do movimento, que cobra uma garantia em lei e recursos públicos para assegurar os direitos dos atingidos por barragens.

Outro ponto apontado foi a necessidade de mudanças na Política de Irrigação Semiárido, atualmente coordenada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, que privilegia projetos voltados ao agronegócio e exclui milhares de pequenos agricultores.

O MAB reivindica uma mudança de critérios por parte dos órgãos, dos quais seja priorizado o acesso à água aos pequenos agricultores. Além disso, o movimento cobra um programa de desenvolvimento das regiões atingidas por barragens.

Emergencialmente para Acauã, os atingidos exigem a intervenção dos ministérios na questão do acesso à água. Atingidos há mais de uma década, os moradores da região não foram reassentados ou indenizados até hoje e enfrentam a falta de água para consumo humano.

Em relação aos problemas de Rondônia, o Ministério da Integração confirmou que tem a responsabilidade de ajudar, mas depende da demanda da defesa civil municipal e estadual. O ministro afirmou “que tudo o que esta sendo demandado das esferas locais, está sendo atendido”. 

O MAB afirma que o povo não pode esperar os tramites da burocracia do estado. “Deveria ser feito uma força tarefa, para pensar na reestruturação da vida destes milhares de pessoas”, afirmou a integrante da coordenação nacional do MAB, Ivanei Dalla Costa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/04/2014

A verdade é dura