Atingidos por Belo Monte denunciam descaso da Norte Energia

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) recebeu um recado da Norte Energia através da Casa de Governo ontem à tarde (03) de que ‘a Norte está para Brasília’ e […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) recebeu um recado da Norte Energia através da Casa de Governo ontem à tarde (03) de que ‘a Norte está para Brasília’ e que iria poder atender uma comissão que vem se reunindo todas as sextas-feiras para ouvir da empresa como está o andamento da garantia de garantia dos direitos das famílias atingidas, com urgência para as que estão com suas casas debaixo d’água. A comissão vinha se reunindo semanalmente desde as lutas do 14 de Março.

Diante disso, as famílias ficaram indignadas e resolveram fazer uma caminhada desde o Parque de Exposição, onde grande parte das famílias está abrigada, até a Casa de Governo, num trecho de mais de 6 km, para denunciar a Norte Energia: por dar prioridade absoluta à construção da barragem; pela lentidão no estudo de ‘caso’ dos não cadastrados; não cumprimento do acordo de mudança de 30 famílias por semana; não ter reassentado ao menos as famílias já cadastradas antes que suas casas fossem invadidas pelas águas; não reconhecer os direitos dos moradores de aluguel, de favor, moto taxistas, carroceiros, oleiros, pescadores, indígenas, camponeses e outros; não ter construído casa com antecedência e em número suficiente para todas as famílias atingidas; por não respeitar a Lei de nosso país, com mais de 20 processos e continuando a construir a barragem; por criminalizar as pessoas e os movimentos lutadores; por não cumprir as condicionantes. 

De imediato, as famílias exigiram da Norte Energia transparência no processo de reassentamento dos atingidos: ‘precisamos saber com antecedência de 15 dias ou ao menos uma semana quais e quantas famílias vão mudar, isso não pode ser uma caixa de segredo’, dizem.

A reunião terminou às 12 horas, participaram quase 100 pessoas e ficou decidido que o Movimento vai encaminhar 40 nomes por semana para terem prioridade na relocação para a nova moradia. Até terça-feira o Movimento vai definis os próximos passos.

“Por volta de 100 famílias já foram reassentadas, enquanto a grande maioria está desabrigada por causa das enchentes, o que mostra que o cronograma da empresa está atrasado na garantia dos direitos dos atingidos, enquanto a obra da barragem segue a todo vapor”, afirmou Edizângela Barros, do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/04/2014

Ponte-travessia

| Publicado 03/04/2014

A verdade é dura