Conferência sobre energia reúne organizações de quatro países

Aconteceu entre os dias 7 e 11 de outubro a conferência “Power up: soluções para uma transição energética justa para o Sul”, na região da Cidade do Cabo, na África […]

Aconteceu entre os dias 7 e 11 de outubro a conferência “Power up: soluções para uma transição energética justa para o Sul”, na região da Cidade do Cabo, na África do Sul. Na atividade, cerca de 30 integrantes de organizações deste país, do Brasil, da Índia e da Alemanha se reuniram para debater os desafios do acesso à energia e da produção sustentável nos países em desenvolvimento.

A atividade foi organizada pela Misereor, uma entidade alemã, e envolveu movimentos parceiros nos três países, incluindo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “Vimos que nos diferentes países, as questões são as mesmas: controle democrático acesso igualitário, fontes energéticas”, afirmou Vincent Muller, da Misereor.  “Precisamos desenvolver uma visão comum com relação à energia, por isso reunimos as organizações que estão trabalhando no mesmo problema”.

Durante a atividade, os participantes puderam trocar experiências, conhecer a realidade dos outros países e fortalecer a solidariedade internacional na luta por um acesso justo à energia e preservação do meio ambiente. Além disso, puderam conhecer experiências de geração de energia solar, biogás e outras alternativas em comunidades urbanas e rurais da Cidade do Cabo. Puderam também ver os limites das iniciativas, por exemplo, a impossibilidade de conectar a geração solar de energia ao sistema de distribuição tradicional.

Também as organizações de outros países mostraram suas experiências em produção de energia alternativa como possibilidade para o acesso à energia. Siddharth D’Souza, da organização indiana Laya, apresentou  projetos de micro-hidrelétricas, placas solares implantados por sua organização em comunidades rurais. Na Índia, ainda há 300 milhões de pessoas sem acesso à energia.

Os brasileiros presentes na atividade mostraram as contradições do que se costumam chamar fontes sustentáveis de energia, apontando problemas ambientais, sociais e econômicos na geração hidrelétrica, na energia eólica e nos agrocombustíveis. “O central para nós é discutir o modelo energético e perguntar para que e para quem se está produzindo a energia. Não existe sustentabilidade quando o setor energético é controlado pelas empresas transnacionais, que extraem os minérios dos países pobres, degradam a natureza e aumentam a dependência”, afirmou Gilnei Dalla Agnolli, do MAB.

Também participou da atividade o camponês alemão Manfred Ebeling, que trouxe a experiência da luta de 30 anos de resistência popular contra o despejo de lixo nuclear em Wendland. Ele, que tinha receio de conhecer a realidade dos países pobres, ficou emocionado ao ver as semelhanças entre sua luta e a dos atingidos por barragens no Brasil, exibidas nas fotos de marchas e enfrentamento contra a repressão policial.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro