MAB debate modelo energético brasileiro no encontro da REDLAR

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) debateu nesta quarta-feira (09) o modelo energético brasileiro no V Encontro Latino americano da REDLAR, que acontece na Guatemala. O objetivo do encontro […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) debateu nesta quarta-feira (09) o modelo energético brasileiro no V Encontro Latino americano da REDLAR, que acontece na Guatemala. O objetivo do encontro é reunir diferentes povos que resistem à construção de barragens para realizar troca de experiências das lutas aos projetos do capital e juntos construir estratégias para toda América Latina.

Em seus vinte e dois anos de luta e resistência, o MAB tem procurado debater a política energética brasileira como exemplo de modelo que não leva desenvolvimento para a população. Energia para que e para quem tem sido o principal questionamento do movimento ao afirmar que esse modelo está a serviço de grandes empresas do setor elétrico e bancos.

“Vivemos um momento de ofensiva do imperialismo na America Latina, pois temos muito recursos naturais como água, terra, minérios e uma grande biodiversidade”, afirmou Robson Formica, da coordenação nacional do MAB, analisando o momento atual que vivem as populações de toda America Latina.

O MAB apontou como desafios para as populações latina americanas a construção de organizações nacionais fortes e a construção de uma aliança continental entre os povos na luta para combater o modelo energético que saqueia todos os bens naturais para suprir apenas as demandas de grandes empresas transnacionais.

Participam do encontro 400 pessoas de comunidades ameaçadas e atingidas por barragens, movimentos sociais, organizações ambientalistas e de direitos humanos de 17 países da América Latina. O encontro acontece em Recalteco, município de Las Cruces, situado na região de Petèn, Guatemala, do dia 9 a 14 deste mês.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro