Organizações debatem em Frente Parlamentar para defender o pré-sal

Na tarde de ontem (8), militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e petroleiros ligados a FUP que estão no acampamento pela soberania nacional e em defesa do pré-sal, […]

Na tarde de ontem (8), militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e petroleiros ligados a FUP que estão no acampamento pela soberania nacional e em defesa do pré-sal, em Brasília, participaram do debate promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras – O Pré-Sal é Nosso, que aconteceu no plenário 12 da Câmara.

As organizações defendem o monopólio e o controle estatal sobre o petróleo. “Toda descoberta do pré-sal é resultado de um grande esforço em pesquisa e investimentos da estatal Petrobrás. Após tudo pesquisado, estudado, testado e comprovado pela Petrobrás, entregar o petróleo para empresas estrangeiras é uma violação à soberania”, afirmou Cristiano de Medina Rigo.

Outra demanda das organizações sociais e sindicais é o imediato cancelamento do leilão de Libra e o desenvolvimento da indústria nacional. Ao invés de tornar o Brasil um grande exportador de petróleo cru, as organizações defendem que o país invista na industrialização com o beneficiamento do petróleo aqui para não importar produtos refinados, gerando assim mais emprego e renda para os brasileiros.

O acampamento permanecerá montado na esplanada até a data marcada para o leilão, dia 21 de outubro. Até lá serão feitas panfletagens pela cidade, reuniões com deputados e senadores e vigílias em frente aos órgãos de Estado responsáveis pela política energética nacional. A intenção é sensibilizar a população, os parlamentares e as instituições federais sobre esse crime de lesa-pátria que será a privatização do nosso petróleo.

Para hoje estão previstas panfletagem na rodoviária do Plano Piloto, na estação central do metrô, também na Câmara Federal e no Senado.

Informações sobre o Campo de Libra

O Governo Federal, através da Agencia Nacional de Petróleo (ANP), marcou o leilão do campo de Libra para dia 21 de outubro deste ano. Será o primeiro leilão através da chamada “lei de partilha”, criada para as áreas de petróleo do pré-sal.

Libra é uma área de petróleo localizada nas reservas de pré-sal, na “Bacia de Santos”, em alto mar, localizada no estado do Rio de Janeiro.

O leilão vai entregar cerca de 12 bilhões de barris de petróleo para as empresas vencedoras. Como comparativo, o “campo de Marlim” (também na bacia de Santos) é o maior produtor atualmente e tem volume estimado em 2 bilhões de barris recuperáveis. Libra é um campo com volume 6 vezes maior.

Conforme informações da Petrobrás o campo de Libra possui 12 bilhões de barris recuperáveis, alguns especialistas afirmam que pode chegar a 15 bilhões de barris. A estimativa do volume já foi estudado, testado e comprovado pelos engenheiros da Petrobrás, portanto não existe risco nenhum de haver algum erro.

Realmente, o campo de Libra possui cerca de 26 bi à 42 bilhões de barris (conforme a ANP), no entanto para se chegar ao volume real de extração trabalha-se com a taxa média de recuperação em poços de petróleo estimada em 30%, por isso, o volume possível de extração é 12 bilhões, este é o volume de petróleo. O que está sendo leiloado é o volume “recuperável”, possível de extrair com as atuais tecnologias.

Este leilão será através da “nova lei” chamada de “Lei do Regime de Partilha da Produção”, criada em 2010, para petróleo em áreas do pré-sal.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro